Você tem Tontura ao se levantar? Isso pode ser um sinal de algo muito ruim!

As pessoas que tem vertigem, uma sensação de que vai desmaiar ou tontura quando se levantam podem estar sofrendo uma queda súbita da pressão arterial chamada hipotensão ortostática. Agora, um novo estudo diz que pessoas de meia idade que experimentam essa sensação podem ter um risco maior de desenvolver demência ou derrame décadas mais tarde.

O estudo foi publicado na edição on-line de 25 de julho de 2018 do Neurology®, a revista médica da American Academy of Neurology.

d0ab76ba7d810ec1

O estudo foi realizado por uma série de instituições, incluindo a Escola Bloomberg de Saúde Pública Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland. Na pesquisa, 11.709 pessoas com idade média de 54 anos participaram durante 25 anos.

Os participantes foram monitorados para demência e acidente vascular cerebral, com 1.068 desenvolvendo o primeiro e 842 tendo um acidente vascular cerebral causado pelo fluxo sanguíneo bloqueado para o cérebro (isquêmico). Eles também foram estudados até cinco vezes ao longo da pesquisa para monitorar sua pressão arterial em pé.

Neste estudo, 552 das pessoas que participaram, 4,7%, tinham hipotensão ortostática no início. "A hipotensão ortostática tem sido associada a doenças cardíacas, desmaios e quedas, por isso queríamos realizar um grande estudo para determinar se essa forma de pressão baixa também estava ligada a problemas no cérebro, especificamente demência", disse a autora do estudo, Andreea Rawlings, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg em um comunicado.

HIPOTENSAO-ORTOSTATICA

Os resultados mostraram que pessoas com hipotensão ortostática tinham um risco 54% maior de desenvolver demência do que aquelas que não tinham. Daqueles sem hipotensão ortostática (11,156), apenas 9% (999) desenvolveram demência. Mas 12,5%(69) das pessoas que o tiveram (552) desenvolveram demência.

Aqueles com hipotensão ortostática também foram 2 vezes mais propensos a desenvolver um acidente vascular cerebral isquêmico (15,2% em comparação com 6,8%).

"Medir a hipotensão ortostática na meia-idade pode ser uma nova maneira de identificar pessoas que precisam ser cuidadosamente monitoradas quanto à demência ou acidente vascular cerebral", afirmou Rawlings no comunicado. "Mais estudos são necessários para esclarecer o que pode estar causando esses vínculos, bem como investigar possíveis estratégias de prevenção." A causa do link também não está clara.

Fonte: IFL Science



Compartilhar no Facebook