Você NUNCA deve lavar uma Panela Quente na Água Fria. Entenda!

Qual é a primeira coisa que você faz ao retirar uma panela do fogo? Se assim como grande parcela da população é encher de água fria para facilitar a lavagem, saiba que você não está fazendo a coisa certa.

Isto porque, assim como nós seres humanos, ao fazer isto as panelas sofrem um choque térmico, e com o tempo acabam se deformando. Ou seja, somos os próprios culpados por diminuir a vida útil de nossas panelas!

istockphoto-653765244-640x640

Segundo especialistas, é exatamente por isto que as panelas não conseguem mais ficar paradas sobre uma superfície plana, assim como não cozinhar com uniformidade.

O segredo é ter paciência e aguardar que elas esfriem naturalmente, para depois lavá-las na água e sabão, o que sabemos, nem sempre é fácil.

A gerente de produtos da marca Philicia Frasson, explica: “Uma frigideira de 10 polegadas de diâmetro (25 centímetros) se expande para cerca de 10,05 polegadas quando é aquecida até 205 graus centígrados e encolhe de volta às 10 polegadas quando volta para a temperatura ambiente. Essa expansão e contração térmica é pequena demais para ser observada a olho nu, mas é uma característica importante dos metais que precisa ser levada em conta quando se cozinha”.

Quando a panela esfria naturalmente, ela recupera bem sua condição original, que às vezes é temporária.

Como-limpar-panela-queimada-de-forma-pr-tica

Ainda segundo a especialista, um dos maiores erros que cometemos na cozinha é acrescentar sal numa panela antes da água começar a ferver. Dicas como estas parecem básicas demais, mas fazem toda a diferença, além de que nos ajuda a economizar um bom dinheiro.

Invista em boas panelas

Panelas boas costumam custar caro, mas tudo é uma questão de estratégia. Economizar em um jogo de panelas, significa que, provevelmente você terá que substituí-lo uma vez por ano. Até que ponto esta economia vale a pena?

Panelas de alumínio anodizado antiaderente ou mesmo as clássicas de aço inoxidável são nossas melhores amigas na cozinha. Caso o alimento queime, a dica é colocar a panela sobre o fogo com água e bicarbonato de sódio e esfregar as partes queimadas com uma colher de pau para soltar os queimados.

Fonte: Hypeness



Compartilhar no Facebook