Você costuma dar descarga com a tampa aberta? Cuidado!

Você quando vai ao banheiro tem o hábito de dar descarga com a tampa do vaso aberta? Se sua resposta foi sim, pode ser que queira mudar esse costume depois de descobrir a quantidade de germes que é expelida para fora neste momento.

Um experimento feito por uma empresa de produtos de limpeza utilizou uma tecnologia de câmera especializada em alta velocidade para capturar gotículas e partículas que saem dos vasos, quando a descarga é pressionada.

descarga-germes-910x682

Essas minúsculas gotículas de aerossol, que parecem fogos de artifício nas imagens acima, podem conter bactérias e vírus e contaminar superfícies a até 2 metros de distância, incluindo o rosto da pessoa no banheiro.

Além disso, se uma pessoa tocar em uma superfície contaminada pela descarga do vaso sanitário, poderá infectar-se ao tocar o nariz ou a boca.

A constatação não é só nojenta, como pode causar danos à saúde. Segundo os responsáveis pelo experimento, algumas dessas partículas são capazes de atingir o trato respiratório inferior, o que pode levar à infecção.

O risco, no entanto, ainda é ignorado por muita gente. No Reino Unido, uma pesquisa encomendada pela Harpic revelou que 55% dos adultos não fecham a tampa quando dão descarga – apesar de quase três quartos (72%) dizerem que estão mais preocupados com a higiene do que nunca.

descarga-germes-bacterias

Quando questionados sobre por que não fecham a tampa ao dar descarga, os principais motivos dos entrevistados incluem não ter consciência dos riscos de não dar descarga (47%), sentir medo de tocar na tampa (24%) e esquecimento (15%).

Além de fechar a tampa do vaso, é recomendável usar luvas durante a limpeza para proteção extra e lavar sempre as mãos após o uso do banheiro.

Fonte: Catraca Livre



Compartilhar no Facebook