Validade dos Cosméticos e Riscos de Usar Produtos Vencidos!

Todos já passamos por isso: quando um produto é muito amado, nós até decidimos “economizar” e usar só uma a duas vezes por semana, para durar mais. O problema é que, após abertos, esses produtos têm um prazo para serem usados antes que estraguem. Veja aqui os riscos de usar um produto vencido e qual é a validade dos cosméticos.

validade-de-maquiagem

Riscos de usar o produto vencido

O problema de usar um produto vencido não é só que a eficácia irá diminuir, “o uso pode causar problemas como dermatites de contato irritativas ou alérgicas. A pele pode ficar avermelhada, com bolinhas, aspecto áspero, descamação. Sintomas como ardência e coceira são frequentes também, além de pele mais seca, opaca, até mesmo com um aspecto mais “envelhecido” devido ao fato de as linhas ficarem mais evidentes por conta desses sintomas.”, explica Carla Albuquerque, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além disso, maquiagens vencidas são um terreno propício à proliferação de fungos e bactérias, que podem levar de espinhas à infecções na pele, completa Bárbara Carneiro, dermatologista e membro da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME).

Validade dos cosméticos: fechados

“Antes de abertos, a validade que vale é a que consta na embalagem”, explica Carla. As normas de saúde brasileiras exigem que todos os produtos comercializado aqui tenham essa data na embalagem mas, se você adquiriu os cosméticos fora do país, nem sempre a data está escrita.

Nesses casos, existe uma plataforma online que permite que você cheque a informação. Para utilizar a Check Cosmetic basta inserir a marca do produto e o código de lote que pode vir marcado como um carimbo em caracteres pretos ou em relevo na própria embalagem (normalmente na parte em que o plástico é comprimido, em produtos de formato bisnaga).

Validade dos cosméticos: abertos

Depois de aberto, não importa a validade inscrita na caixa, o produto segue a validade média, chamada de “vida útil”. A maioria vem com uma inscrição que mostra qual é essa vida — é uma ilustração de um pote aberto com o número de meses inscrito dentro.

como-descobrir-data-validade-produtos-importados-americanos-europeus

Mas, no geral, você pode seguir as orientações abaixo:

1. CREMES

“Depende da composição de cada creme, mas a vida útil média após aberto costuma ser de 6 meses”, explica Carla.

2. BASES E CORRETIVOS

12 meses, se for oil-free; 18 meses se possuir óleo. Para manter essa vida útil, Carla explica que esses produtos devem ser mantidos longe de calor, sol ou umidade. “E sempre pegue o produto com auxílio de espátula limpa se o formato for em pote, para evitar contaminação de bactérias”.

3. SOMBRAS

12 meses em média, mas as cremosas podem ter vida útil de apenas 6 meses.

4. MÁSCARA DE CÍLIOS

3 meses se usado corretamente. O hábito de “empurrar” o aplicador de máscara para cílios para dentro e para fora e sua consequente entrada de ar, faz com que a vida útil do produto seja reduzida, facilitando a proliferação das bactérias e fungos.

5. BATOM

12-18 meses, segundo Carla. Após expirado o prazo, o produto costuma ficar seco e com alteração no cheiro característico.

6. PÓ COMPACTO, BLUSH E ILUMINADOR EM PÓ

18 meses. “Esses e todos os produtos cosméticos são regulamentados pela RDC 211 de 2005, que define a validade como o tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original e fechados”, explica Bárbara.

Fonte: Boa Forma



Compartilhar no Facebook