Vale a pena PARAR de Menstruar?

O ciclo menstrual faz parte da vida das mulheres, iniciando-se por volta dos 11 ou 12 anos e terminando ao redor dos 50 anos. A ovulação é o centro desse evento, com a intenção recorrente da gravidez, que, ao não ocorrer, leva ao sangramento menstrual. Atualmente, os casais têm menos filhos, o que faz com que essa intenção, de fato, seja evitada durante a maior parte do tempo reprodutivo da vida feminina.

Assim, chegamos a essa pergunta: vale a pena menstruar? E a resposta é: depende do momento e das condições que o fluxo menstrual determina para cada mulher.

absorventes_internos

Em relação ao momento, é fundamental ter o ciclo menstrual ocorrendo livremente para os casais que estão tentando engravidar, pois a menstruação marca o início do processo de ovulação e o atraso, após esse período, pode indicar a desejada gravidez.

As questões relativas às condições do fluxo menstrual remetem àquelas mulheres que têm cólicas muito fortes, que, por vezes, tornam as atividades diárias incapacitantes. É muito importante investigar clinicamente possíveis causas para essas dores, como endometriose e miomas uterinos, que devem ser tratadas adequadamente. Nesses casos, em geral, não vale a pena menstruar, sendo indicado o uso de medicamentos hormonais que atuam inibindo o fluxo menstrual, o que leva a uma melhora significativa da qualidade de vida.

Menstruar é natural para quem não sofre com esse período e necessário para quem deseja aumentar a família!

Fonte: Veja.com



Compartilhar no Facebook