Vacina para prevenir a obesidade? Isso pode ser uma realidade!

Poderia haver uma vacina para ajudar as pessoas que lutam contra o peso? Isso pode ser uma realidade no futuro! Cientistas estão cada dia mais próximos dessa vacina depois de encontrar uma ligação entre a obesidade e um vírus.

Em comparação com indivíduos que têm um peso saudável, os pacientes obesos têm quatro vezes mais adenovírus-36. O que é esse vírus?

getty-163858400-body-antonina-bilobrovska-1445471101

O vírus que adiciona peso corporal

Pesquisas utilizando animais provaram que este vírus é responsável por aumentar o peso corporal em 15%. Considerando que a população tem visto um aumento na obesidade clínica, os pesquisadores estão se concentrando em encontrar uma solução para essa questão.

O Adenovirus-36 tem dois efeitos no corpo humano. Ele irrita as células de gordura, o que faz com que elas se tornem inflamadas, e também impede que as células de gordura morram ou sejam eliminadas pelo corpo. Como essas células inflamadas não podem ser naturalmente eliminadas, elas se acumulam no corpo e causam obesidade.

Estudos em animais e tecidos humanos associaram este tipo de vírus ao ganho de peso. Normalmente, os adenovírus são os causadores de resfriados ou infecções nos olhos e intestinos. Verificou-se que um tipo de adenovírus intimamente relacionado com o adenovírus-36 faz com que ratos e macacos ganhem peso.

adenovirus-36-and-its-effect

Dr. Wilmore Webley (Universidade de Massachusetts) estuda o vírus em pacientes com câncer de mama. Ele explica que já existe uma vacina para os adenovírus que estão relacionados a problemas respiratórios e já é usada pelo Exército dos EUA, o que significa que a vacina para o vírus da obesidade deve estar em desenvolvimento.

Em entrevista a um canal de mídia, o Dr. Richard Atkinson (professor emérito da Universidade de Wisconsin) explica que patenteou uma vacina para este vírus, mas não pode colocá-lo no mercado por falta de fundos.

Acadêmicos sul-coreanos testaram a vacina em animais e obtiveram resultados positivos: o vírus não infectou células de gordura.

E será que essa vacina vai funcionar?

Dr. Atkinson disse que esta vacina pode ser perfeita para os jovens como uma proteção contra esse vírus, evitando assim o acúmulo de células de gordura.

A-Vaccine-to-Prevent-Obesity-Scientists-Link-Virus-to-Weight-Gain

Considerando o grande número de pessoas no mundo que morrem todos os anos de doenças relacionadas à obesidade, uma vacina poderia salvar vidas.

No entanto, o professor Nick Finer, especialista em obesidade (University College London) diz que precisamos de mais provas para a ligação entre o vírus e o ganho de peso.

Fonte: Great Lakes Ledger



Compartilhar no Facebook