Usar ÓCULOS diminui chance de contrair Covid-19 em 3 vezes, sugere estudo!

Talvez as lentes embaçadas na hora de usar a máscara valham a pena afinal. Um estudo pre-print realizado na Índia sugere que pessoas que usam óculos podem ter até 3 vezes menos probabilidade de serem infectadas pelo novo coronavírus.

-culos-contra-a-covid-19-1-630x493

As chances de transmissão do vírus aumentam significativamente quando as pessoas tocam seus olhos, nariz ou boca após entrarem em contato com ele. Publicado no site medRxiv, o estudo analisou 304 pessoas (223 homens e 81 mulheres) em um hospital no norte da Índia durante duas semanas.

Todos os pacientes tinham sintomas da covid-19 e suas idades variavam entre 10 e 80 anos. Destes, 19% (por volta de 58 pacientes) usam óculos continuamente durante o dia e sempre em atividades ao ar livre. Os pesquisadores descobriram que, em média, os participantes tocaram o rosto 23 vezes e os olhos 3 vezes a cada hora.

Os autores do estudo perceberam que o risco de contaminação era duas a três vezes menor entre aqueles que usam óculos. A teoria é que quem usa óculos esfrega menos os olhos e, portanto, corre menos risco de contrair o novo coronavírus. Os números corroboram: foi encontrado "risco de covid-19" em 0,48% da população que usa óculos, em comparação com 1,35% dos que não usam. A razão de risco calculada, de acordo com o estudo, foi de 0,36%.

Sem-T-tulo-1-1-6tv63k50b2idkqjzw134np18rd7aak5n85cgzqx1aw6

"O uso prolongado de óculos pode evitar toques e fricções repetidas nos olhos. Tocar e esfregar os olhos com as mãos contaminadas pode ser uma via significativa de infecção", afirma o relatório, que ainda não foi revisado por pares.

Fonte: Exame.com



Compartilhar no Facebook