Uma Simples GRIPE pode causar Ataque Cardíaco. Fique atento a esses 3 Sinais!

Parece absurdo pensar que uma simples gripe é capaz de provocar um ataque do coração, mas pesquisadores descobriram que o quadro infeccioso das vias respiratórias pode sim ser um gatilho para o infarto em pessoas já propensas a ter problemas cardíacos.

shutterstock_640713886-1

Um estudo da Universidade de Sydney mostrou que o risco chega a ser 17 vezes maior após casos de bronquite, gripe e pneumonia.

Gripe pode causar ataque cardíaco?

O estudo publicado no Internal Medicine Journal afirmou que a relação entre doenças respiratórias e ataque cardíaco pode ser explicada pela maior tendência para coagulação do sangue, além de inflamações e toxinas que prejudicam o fluxo sanguíneo.

Portanto, quem está (ou esteve) gripado deve ficar atento a estes 3 sinais:

1. Dor no peito

shutterstock_267107045

Este é o sintoma mais comum dos ataques cardíacos, mas pode não ser tão óbvio para quem está gripado. "Pacientes que desenvolvem uma infecção respiratória não devem tratar sintomas de dores no peito como necessariamente de origem respiratória, e não cardíaca", alerta o estudo.

2. Falta de ar

Outro sinal clássico de iminência de ataque cardíaco, a falta de ar também pode ser confundida com sintomas da gripe. Por isso, é preciso ficar atento se ela vem acompanhada de outros efeitos como suor frio, náusea e tontura.

"O elevado risco de ataque cardíaco após infecção respiratória pode ser associado ao aumento da demanda de oxigênio no miocárdio", observam os pesquisadores.

3. Alteração dos batimentos cardíacos

O estudo da Universidade de Sydney cita ainda que "a infecção também pode resultar em uma maior demanda metabólica do miocárdio e no agravamento ou surgimento de arritmias". Se você notou alguma atividade anormal em seus batimentos cardíacos enquanto esteve gripado, pode ser um bom motivo para procurar um cardiologista.

Compartilhe esse alerta!

Fonte: Vix.com



Compartilhar no Facebook