Tomar Café após as refeições pode causar Anemia!

O consumo moderado de café traz diversos benefícios para a saúde física e mental, mas se tomar aquela xícara de café logo após o almoço já é um hábito comum em sua rotina, saiba que o costume, bastante comum entre os brasileiros, pode ser prejudicial ao organismo.

Ingerir uma dose de café depois das refeições pode causar ou piorar um quadro de anemia. Isso ocorre porque a bebida é rica em cafeína, compostos fenólicos, polifenóis e fosfatos que retardam a absorção do ferro pelo organismo.

cafe-depois-do-lanche-nao-pode-almoco-500x263

Vale lembrar ainda que, além do café, bebidas como refrigerante, chá mate, chá verde, entre outros, também são fonte de cafeína e, pelo mesmo motivo, devem ser evitados logo após as principais refeições.

O intervalo de espera é pequeno, suficiente para o organismo começar a digestão. Além disso, o hábito não é prejudicial àqueles que possuem bons hábitos alimentares e ingerem alimentos nutritivos e ricos em ferro em outras refeições.

O alerta, portanto, serve especialmente para quem já tem anemia ou predisposição.

Apesar de ser mais comum entre crianças, a anemia pode aparecer em qualquer idade e é caracterizada, basicamente, pela deficiência de ferro no organismo.

O mineral é essencial para a produção de glóbulos vermelhos, que ajudam a armazenar e transportar oxigênio no sangue. Sua carência, portanto, reduz o recebimento de oxigênio pelos órgãos e tecidos, provocando a anemia.

Depositphotos_105113572_l-2015-e1513851661821

Mas o ferro não é o único componente relacionado à anemia. Diversos outros nutrientes são importantes para combater o problema. Portanto, quem deseja combater a anemia deve consumir mais alimentos ricos em vitaminas A, B12 e C, acido fólico e zinco.

Os nutrientes são essenciais para o desenvolvimento e maturação das hemácias, formação das células vermelhas sanguíneas, bom funcionamento intestinal, além de aumento e otimização da absorção de ferro pelo organismo.

Fonte: Vix.com



Compartilhar no Facebook