"Tatuagem de Queimaduras Solares": Nova Moda é Perigosa!

Os jovens estão abandonando o uso do protetor solar para criar formas vermelhas de "tatuagem" em seus corpos, uma tendência perigosa que está invadindo a internet e se tornando viral.

screen-shot-2015-07-07-at-11-28-27-am

A idéia preocupante é evitar aplicar loção em uma área específica da pele, na esperança de que ela queime e revele um padrão ou uma imagem em particular.

NINTCHDBPICT000506090585

Algumas pessoas mostraram "designs", como símbolos de batman, estrelas e até mesmo uma medalha, nas redes sociais.

Mas especialistas alertam que ficar ao sol sem a proteção adequada pode não só causar danos ao longo da vida, mas também dobrar o risco de câncer de pele.

A dermatologista Whitney Bowe disse que ela teve pacientes em sua clínica perguntando sobre "tatuagens de queimaduras solares" e se existe uma maneira segura de alcançar as marcas.

22485

Mas ela criticou a idéia, dizendo ao DailyMail: "Não há uma maneira segura de fazer uma tatuagem de queimadura solar. Esse é um grande equívoco. Não existe um bronzeado seguro".

"Muitas dessas "tatuagens de queimaduras de sol" estão sendo feitas por crianças. Quando você tem pele jovem como essa, ela é especialmente vulnerável aos raios ultravioletas. É mais provável que você veja sinais de envelhecimento.

images--50-

"Não consigo pensar em outra palavra, mas isso é muita ignorância", disse ela sobre as pessoas que participam dessa tendência perigosa. "Eles realmente não temem o câncer de pele."

NINTCHDBPICT000506090589

Dra. Bowe explicou que existem dois tipos de raios solares que danificam a pele - UVA e UVB - e sua exposição a estes pode causar danos permanentes nas camadas da pele. Ela acrescentou que apenas uma queimadura solar pode dobrar seu risco de melanoma mais tarde na vida.

Ela alertou que todos, especialmente crianças e adolescentes, devem evitar essa moda perigosa, e em vez disso, usar o filtro solar - e certificare-se de que ele protege contra os raios UVA e UVB.

suncream-579494

SPF, ou fator de proteção solar, mede e bloqueia os raios UVB - aqueles que fazem a sua pele queimar. Os raios UVA são, na verdade, os raios mais prejudiciais do sol e estão presentes durante todo o ano - sol ou não sol.

Eles penetram na pele mais profundamente do que os UVB e, portanto, são a principal razão pela qual a pele envelhece e se enruga, além de causar câncer.

Fonte: The Sun



Compartilhar no Facebook