Suplemento Alimentar coloca Homem na Fila do Transplante de Fígado!

Um homem do norte do Texas de 50 anos começou a tomar um suplemento de chá verde em cápsulas a fim de ficar mais saudável. No entanto, seu destino acabou sendo um transplante de fígado.

De acordo com os médicos, o suplemento gerou uma lesão hepática no norte-americano Jim McCants, e foi necessário um transplante de fígado de urgência, conforme conta a BBC.

_104028321_17bd01f8-3094-4a71-8e8a-4f2b0238d967

Jim afirmou para o site de notícias que ele estava na formatura do colegial de seu filho nos arredores de Dallas quando sua esposa olhou para ele. “Ela disse ‘você se sente bem?'”, lembrou Jim. “Eu disse: ‘Sim, eu me sinto bem, por quê?’ “Seu rosto é amarelo, seus olhos são amarelos, você parece terrível.” Quando olhei no espelho, foi chocante”.

Ele logo foi internado no hospital com uma suspeita de lesão no fígado. Os médicos rapidamente descartaram o álcool, já que Jim diz que ele raramente bebe, e ele não estava tomando medicamentos prescritos na época.

Um médico do fígado perguntou-lhe sobre a sua ingestão de suplementos. Jim contou que ele começou a tomar suplementos de chá verde porque ouviu sobre seus possíveis benefícios para o coração. Ele estava tomando por cerca de 2 ou 3 meses antes de começar a sentir-se doente.

O norte-americano passou por vários exames de sangue, e cerca de três semanas depois de ter aparecido doente pela primeira vez, os médicos lhe contaram que era necessário um transplante de fígado.

Um fígado adequado foi localizado, e ele foi submetido à cirurgia que salvaria sua vida no dia seguinte.

O suplemento de chá verde

green-tea-tablets-for-sale-500x500

A BBC relata que os cientistas não estão certos sobre por que o suplemento de chá verde pode ser prejudicial, em determinadas doses.

O chá verde é considerado um alimento pelos EUA e pela Europa. Mesmo em sua forma de cápsula concentrada, não é considerado um medicamento, e testes específicos de segurança não foram necessários.

Para os especialistas em saúde, uma quantidade modesta de consumo provavelmente é muito segura. O risco vem com os extratos mais concentrados. A preocupação está na concentração de epigalocatequina-3-galato, um ingrediente possivelmente tóxico.

Dr. Herbert Bonkovsky, diretor de serviços de fígado da Faculdade de Medicina da Wake Forest University, diz que as pessoas que tomam esses extratos de chá verde muitas vezes estão tentando perder peso, então eles podem não estar comendo.

“Nós sabemos de estudos com animais que animais em jejum absorvem uma porcentagem muito maior de catequinas do que animais gordos. Pode haver outros fatores de outras drogas, outros produtos químicos, uso de álcool que também são importantes como fatores modificadores”, diz o médico.

Em um longo relatório sobre o chá verde, os Institutos de Saúde dos EUA afirmam:

“O chá verde é uma bebida popular e comumente consumida, e seu extrato é encontrado em muitos suplementos herbais e dietéticos (HDS). Extrato de chá verde e, mais raramente, ingestão de grandes quantidades de chá verde têm sido implicados em casos de fígado agudo clinicamente aparente lesão, incluindo casos de insuficiência hepática aguda e necessidade de transplante de fígado urgente ou morte.”

Compartilhe isso logo para que todos fiquem sabendo do perigo da ingestão inadequada de cápsulas de chá verde!

Fonte: BBC News



Compartilhar no Facebook