Superbactérias MORTAIS à espreita em mais de 9 em cada 10 Estojos de Maquiagem!

A grande maioria dos produtos de maquiagem em uso, como pincéis, esponjas, rímel e brilho labial, está contaminada com superbactérias potencialmente fatais, revelou uma nova pesquisa da Universidade de Aston publicada no Journal of Applied Microbiology.

Os produtos de maquiagem usados todos os dias por milhões de pessoas no Reino Unido estão contaminados com bactérias potencialmente mortais, como E.coli e Staphylococci, porque a maioria não está sendo limpa e é usada muito além do prazo de validade, como foi mostrado na nova pesquisa liderada pelo Dr. Amreen Bashir e o professor Peter Lambert, da Escola de Ciências da Vida e Saúde da Universidade de Aston.

makeup-brushes-rsz.x94ecd5c1

Bactérias que podem causar doenças que variam de infecções de pele a envenenamento de sangue se usadas perto de olhos, boca ou cortes ou escoriações foram encontradas em 9 a cada 10 dos produtos. Esse risco é amplificado em pessoas imunocomprometidas com maior probabilidade de contrair infecções por bactérias oportunistas.

As relativamente novas esponjas e pincéis usados para aplicar produtos de base para a pele - apresentaram os mais altos níveis de bactérias potencialmente nocivas - com a grande maioria (93%) nunca tendo sido limpa, apesar de mais de dois terços (64% ) terem caido no chão em algum momento durante o uso.

Os pesquisadores da Aston descobriram que esses produtos são particularmente suscetíveis à contaminação, pois geralmente são deixados úmidos após o uso, o que cria um terreno ideal para bactérias nocivas.

Os pesquisadores dizem que as descobertas revelam que os consumidores estão se colocando inconscientemente em risco, e que fabricantes e órgãos reguladores devem fazer mais para proteger seus clientes, tornando as datas de validade e os requisitos de limpeza mais proeminentes nas embalagens.

Comentando as novas descobertas, o Dr. Bashir disse: "As más práticas de higiene dos consumidores quando se trata de usar maquiagem, especialmente esponjas e pincéis, são muito preocupantes quando você considera que encontramos bactérias como a E.coli - que está ligada a contaminação fecal".

dicas-para-lavar-seus-pinceis-de-maquiagem

"É preciso fazer mais para ajudar a educar os consumidores e o setor de maquiagem como um todo sobre a necessidade de lavar as esponjas e pincéis regularmente e secá-los completamente, bem como os riscos de usar a maquiagem além do prazo de validade"!

Fonte: MedicalXpress



Compartilhar no Facebook