Suco de Laranja: Vilão ou Mocinho?

O suco de laranja tem a mesma quantidade de calorias que um copo de chope ou de refrigerante, mas uma nova pesquisa mostra que ele previne a obesidade porque mexe com o nosso intestino.

O suco de laranja tem vitamina C, flavanonas e carotenoides – componentes que fazem dele um ótimo anti-inflamatório e ainda ajudam a nossa microbiota intestinal, as bactérias do bem que vivem no nosso intestino.

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Para chegar nesse resultado, os pesquisadores da USP fizeram 2 estudos. Numa delas, 21 pessoas, entre homens e mulheres saudáveis, de 20 a 43 anos, tomaram meio litro de suco de laranja processado e não fresco por dia, durante uma semana. As laranjas usadas foram a Bahia e a cara-cara. No final, foram colhidas amostras de fezes dessas pessoas.

O que se descobriu foi que o suco de laranja aumenta as bactérias do bem do nosso intestino.

“As bactérias benéficas que nós caracterizamos se encontram reduzidas em algumas doenças. Ou seja, o intestino de indivíduos que apresentam alguma doença. Por exemplo, obesidade, diabetes e doenças inflamatórias intestinais”, explica a bióloga e pesquisadora da USP, Elisa Brasili.

Para provar a ação anti-inflamatória do suco, 12 pessoas entre homens e mulheres saudáveis, de 25 a 45 anos, tomaram suco integral de laranja industrializado e pasteurizado. No primeiro dia, eles comeram no café da manhã, em jejum, uma refeição com muita gordura e carboidratos para provocar uma inflamação de baixo grau nas células. O que se percebeu é que tomando água ou água com açúcar, depois dessa refeição, a inflamação continua. Já a mesma refeição, com suco de laranja, fez diminuir a inflamação nas células.

Natural ou caixinha?

O cenário ideal é o suco natural e fresco, assim que foi preparado, mas como é difícil para algumas famílias manter este hábito do preparo diário, muitos optam pelo suco de caixinha.

Para escolher um suco de qualidade é muito importante prestar atenção em alguns itens do rótulo: comprar 100% integral, ver se está escrito "sem adição de açúcar", não comprar néctar ou refresco.

Um suco de prateleira tem longa data de validade, enquanto o suco fresco, exposto ao ar e luz, pode oxidar em até quatro horas.

Esse é um bom motivo para você investir no suco de laranja. Compartilhe!

Fonte: Globo.com



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