Suco de laranja no café da manhã? Aprenda a consumir a bebida da forma certa para que ela não prejudique a sua saúde!

O suco de laranja é, sem dúvida, um dos protagonistas do desjejum. Mas de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, virar um copão da bebida logo após sair da cama pode não ser a melhor maneira de começar o dia.

É que os estudiosos descobriram que, por conter muito açúcar em sua composição – chamado de frutose –, a substância acaba indo parar no fígado e no intestino grosso. “Esse primeiro órgão metaboliza o açúcar, gerando uma alta quantidade de glicose que acaba sendo armazenada em forma de gordura”, explica Samanta Brito, nutricionista da Estima Nutrição, de São Paulo. Já no intestino grosso, de acordo com os pesquisadores, o açúcar tem o potencial de desregular a microbiota intestinal.

suco-de-laranja-com-casca

De acordo com especialistas, um único copo da bebida contém mais açúcar do que o corpo é capaz de processar. “E o mesmo vale para os sucos de melancia, uva, melão e tangerina”, lembra Samanta. Por isso, o ideal é apostar em um suco verde à base de couve, abacaxi, gengibre e limão. “Essa alternativa é antioxidante, auxilia na prevenção do envelhecimento, favorece o funcionamento do intestino e ainda fortalece o sistema imunológico sem sobrecarregar o organismo com frutose”, enumera a especialista.

Mas se você não consegue ou simplesmente não quer abrir mão do bom e velho suco de laranja, não tem problema. Basta consumi-lo com alimentos fibrosos.

2018-05-03-18-30-29-benefC3ADciosdosucodelaranjacomlinhaC3A7a

É que as fibras retardam a absorção da frutose e, aí, o organismo tem a chance de processá-la aos poucos – em quantidades moderadas o intestino delgado já dá conta do recado e não precisa repassar o excesso para o fígado ou o intestino.

Saúde!

Fonte: Boa Forma



Compartilhar no Facebook