Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, estão estudando os efeitos de uma simples solução de água com sal para o alívio dos sintomas do novo coronavírus. É importante ressaltar que não se trata de uma cura para os pacientes infectados e nem mesmo uma vacina para erradicar a doença, mas uma forma de aliviar os sintomas causados pela covid-19.
Os cientistas acreditam que o sal marinho pode aumentar a defesa antiviral das células que entram em ação quando você é afetado por um resfriado.
O novo estudo se baseia em um estudo publicado em 2019, que descobriu que os participantes que fizeram gargarejo e limparam o nariz com uma solução de água salgada tiveram menos tosse e menos congestão.
A pesquisa, chamada de ELVIS, avalia se a mesma solução, que já mostrou resultados positivos para o alívio de febre, congestão e tosse em pacientes com gripe, pode apresentar resultados positivos também para quem contraiu covid-19.
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os sintomas mais comuns do coronavírus, estão justamente febre e tosse seca, além de cansaço. Um estudo feito na China, ainda em março, também identificou os dois sintomas como os mais comuns entre os infectados. Vale destacar ainda que a tosse é uma das principais formas de transmissão do vírus.
“Agora estamos testando os efeitos do uso de uma solução de água com sal em pessoas com casos suspeitos e confirmados de covid-19”, afirmou Aziz Sheikh, diretor do Instituto Usher, que realiza a pesquisa dentro da universidade escocesa. “Esperamos que este se prove um método útil para reduzir o impacto e a disseminação da infecção.”
Conforme reportado pelo Science Focus, os cientistas estão em busca de voluntários para a realização dos novos testes que consistem em simplesmente realizar eventuais gargarejos de água com sal.
Vale ressaltar que tudo ainda não passa de um estudo e não há uma indicação efetiva de que o tratamento com solução salina possa realmente ter algum efeito no alívio dos sintomas. Assim, pessoas com suspeita de estarem infectadas pelo novo coronavírus devem procurar atendimento médico especializado.