Será que o "Cloreto de Magnésio" é realmente tudo aquilo que falam?

O magnésio é um dos minerais mais importantes do seu corpo, sendo usado por quase todas as células e órgãos, especialmente seu coração, músculos e rins.

É muito comum a sua deficiência, por isso recomendo quase sempre uma suplementação, pois através da alimentação é muito difícil ter níveis adequados.

Frequentemente sou questionado sobre o que acho do cloreto de magnésio, e muitos me referem um resultado surpreendente em termos de eficácia e potencia.

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Será realmente a melhor forma de magnésio para a sua saúde?

Comparando o cloreto de magnésio com outras formas deste mineral, como óxido de magnésio e citrato de magnésio, ele é o que tem mais baixa concentração de magnésio elementar.

O que é cloreto de magnésio?

O cloreto de magnésio é um composto inorgânico de ocorrência natural que é composto de 1 magnésio e 2 íons de cloreto. Foi utilizado pela primeira vez como anti-séptico, pelo cirurgião francês Pierre Delbet, para aplicação medicinal durante a Primeira Guerra Mundial. Atualmente, o cloreto de magnésio é usado como um suplemento para prevenir a deficiência mineral e promover melhor saúde geral.

Apesar do suplemento de cloreto de magnésio só conter 12% de magnésio elementar, ele é muito bem absorvido, melhor que alguns dos outros suplementos de magnésio.

Benefícios do Cloreto de Magnésio

  • Estimula a produção de ácido clorídrico no estômago.
  • Melhora a digestão
  • Promove sono mais reparador
  • Melhora a saúde cardíaca
  • Combate os radicais
  • Otimiza a função cerebral, muscular e nervosa
  • Promove relaxamento mental e físico
  • Fortalece estrutura óssea
  • Melhora a sensibilidade à insulina
  • Reduz a glicemia
  • Melhora a resposta imunológica
  • Age preventivamente reduzindo episódios de enxaquecas
  • Evita formação de cálculos renais
  • Alivia os sintomas de depressão

Dosagem recomendada para suplemento de cloreto de magnésio

Isso pode variar para cada pessoa. Converse com o seu médico para descobrir a quantidade específica de cloreto de magnésio que você precisa tomar.

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De forma geral, a dose recomendada de cloreto de magnésio é de 500 miligramas (mg), que contém cerca de 64 mg de magnésio elementar, a ser ingerido oralmente uma vez por dia.

Procure tomá-lo logo após uma refeição para reduzir os efeitos colaterais que pode causar.

Efeitos colaterais do cloreto de magnésio

O efeito mais frequente quando usado em excesso é ter o intestino solto ou diarreia. Reações muito raras incluem reações alérgicas, como erupções cutâneas, desconforto gástrico e tontura.

Quando evitar o cloreto de magnésio

  • Diarreia pré-existente
  • Distúrbios renais, especialmente insuficiência renal
  • Colite ulcerativa

Interação medicamentosa com o cloreto de magnésio

  • Antibióticos, especialmente a Tetraciclina
  • Digoxina

    Se você está tomando algum dos medicamentos mencionados acima, certifique-se de falar com seu médico antes de usar cloreto de magnésio para determinar se é adequado para sua condição.

Fonte alimentar de magnésio

Apesar de termos deficiência de magnésio significativa nos solos brasileiros, é sempre importante priorizar a alimentação que possa ajudar, além do uso de suplementos se for o caso.

As melhores fontes de magnésio são:

  • Espinafre, brócolis,couve, couves de Bruxelas, acelga, algas de ágar secas e nabos
  • Abacates, abóbora e cacau orgânico
  • Salmão selvagem do Alasca

O melhor suplemento de magnésio: Magnésio Threonato

Apesar do cloreto de magnésio ser comprovadamente efetivo, não é o melhor suplemento de magnésio no mercado.

A vantagem do magnésio threonato é que tem maior capacidade de penetrar nas membranas celulares, incluindo as mitocôndrias, o que resulta em maiores níveis de energia. Além disso, atravessa a barreira hematoencefálica, o que pode ajudar a melhorar sua memória.

Capturar

Não tem um efeito laxante, o que permite aumentar a dosagem sem comprometer a parte intestinal.

Porém, se você ainda está considerando o cloreto de magnésio como um possível suplemento, lembre-se de manter na dosagem adequada.

Referências bibliográficas:

Ancient Minerals, Magnesium Chloride

Pub Chem, Magnesium Chloride

Chemistry World, Magnesium Chloride

Natural News, The Best and Worst Forms of Magnesium to Take as a Supplement

Stepto Health, 18 Incredible Benefits of Magnesium Chloride

Magnesium Research, 2008 Dec;21(4):218-23

Diabetes, Obesity and Metabolism, 2011 Mar;13(3):281-4 doi: 10.1111/j.1463-1326.2010.01332.x.

Medscape, Magnesium Chloride

WebMD, Magnesium Chloride Side Effects

WebMD, Magnesium Chloride Interactions

GB Health Watch, Magnesium

Fonte: Dr. Rondó



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