Sentir Cheiro de Café pode ser o suficiente para colocar o Cérebro para funcionar!

Que uma xícara de café traz benefícios para a saúde física e mental não é novidade. Mas uma pesquisa realizada nos Estados Unidos chegou à conclusão que o simples aroma do café pode ser o suficiente para trazer alguns desses benefícios sem que seja necessária a ingestão da bebida, queridinha dos brasileiros.

18862

Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia Stevens, em Nova Jersey, separaram 114 estudantes em dois grupos que responderam a um questionário de matemática. Um deles foi exposto ao cheiro de café durante a realização do teste — e tiveram notas consideravelmente mais altas do que o outro grupo.

A pesquisa chegou à conclusão que somente sentir o cheiro da bebida pode ser o suficiente para, de alguma forma, despertar o cérebro dos estudantes. A hipótese é que seria um resultado similar ao efeito placebo.

O aroma que foi usado durante os testes, vale dizer, era livre de cafeína e 70% do grupo exposto afirmou ter notado o cheiro enquanto realizava o teste.

“Eles [estudantes] pensaram que poderiam se sair melhor, e nós demonstramos que essa expectativa estava relacionada à melhora na performance”, afirma a líder da pesquisa professora Adriana Madzharov em comunicado.

hombre-con-taza-de-cafe-e1536623345259

Uma segunda etapa do estudo envolveu um questionário. Mais de 200 participantes foram perguntados sobre como reagiriam a cheiros diferentes. Eles disseram que o aroma de café, por exemplo, deveria deixá-los mais alertas em comparação a outros, como de flores, por exemplo.

A professora Madzharov lembra o poder do olfato. “Empregadores, arquitetos, gerentes de varejo e outros podem usar aromar sutis para ajudar a controlar a experiência de trabalhadores ou visitantes nesses ambientes”, afirma.

O estudo foi publicado no periódico científico Journal of Enviromental Psychology.

Fonte: Época Negócios



Compartilhar no Facebook