Se Você usa Lentes de Contato, Orientação é TROCAR por Óculos para Prevenir Coronavírus!

As lentes de contato podem ser um meio de contágio do novo coronavírus e devem ser evitadas durante a pandemia de COVID-19, afirma a Associação Americana de Oftalmologia.

De acordo com orientações do órgão, o ideal é trocá-las pelo uso de óculos de grau. Para quem não pode fazer isso, há recomendações de cuidados específicos.

Lentes de contato podem favorecer infecção pelo coronavírus

lente_de_contacto

A Academia divulgou recomendações sobre o uso de lentes de contato durante a pandemia do SARS-Cov-2 e também sobre o cuidado com os olhos de forma geral.

Uma delas é substituir as lentes pelos óculos de grau momentaneamente, uma vez que minimizar o contato das mãos com os olhos, boca e nariz é uma das formas mais importantes de prevenção, já que o vírus pode sobreviver por dias em superfícies e, ao tocá-las e depois levar a mão ao rosto, o indivíduo pode ser contaminado.

Os especialistas acreditam que quem usa lentes toca o rosto e os olhos com mais frequência do que quem usa óculos de armação.

Recomendações para prevenir contágio pelos olhos

  • Se você usa lentes de contato, troque por óculos de grau por um tempo. Isso pode reduzir irritações oculares e minimizar o toque nos olhos.

  • Usar óculos de armação pode adicionar uma camada de proteção. Lentes corretivas e óculos de sol podem proteger seus olhos de gotículas infectadas, apesar de não fornecerem 100% de segurança, já que o vírus pode alcançar os olhos pelas laterais, abertura de cima ou abertura de baixo dos óculos. Se você cuida de pacientes infectados, as lentes de segurança podem oferecer maior defesa contra a infecção.

doencas-oculares_1

  • Se possível, tenha remédios prescritos extra em casa. A Academia recomenda que os pacientes tenham algumas unidades extra de medicamentos essenciais para seus tratamentos em casa, para evitar sair de casa durante a quarentena. O recomendado é ter o suficiente para um mês de uso, como no caso de quem faz uso de colírio para glaucoma.

  • Evite esfregar os olhos. Ainda que seja difícil romper este hábito, evitá-lo é uma grande medida de prevenção. Caso tenha coceira ou precise tocar os olhos, use um pano limpo. Olhos secos tendem a causar mais coceira, portanto mantê-los hidratados com colírios pode ajudar.

Siga medidas de higiene e distanciamento social

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomenda as seguintes medidas para minimizar o risco de infecção:

  1. Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, em especial antes de comer, depois de usar o banheiro, espirrar, tossir ou limpar o nariz;
  2. Se não há água e sabão disponíveis, use gel antibactericida com pelo menos 70% de álcool;
  3. Evite tocar o rosto, olhos, nariz e boca;
  4. Não conviva com pessoas doentes;
  5. Fique em casa se tiver sintomas leves;
  6. Desinfete regularmente objetos que utiliza diariamente (como o celular).

Fonte: Vix.com



Compartilhar no Facebook