Se isto acontece com seu corpo, você está ovulando e pode engravidar!

Saber identificar os sinais que o corpo dá durante a ovulação é uma sabedoria que permite às mulheres um maior controle sobre a data do período fértil. Desse modo, mulheres que querem engravidar conseguem otimizar as chances de fecundação, enquanto as que não querem podem optar por meios que diminuam os riscos de gravidez.

periodo-de-ovula--o

O que é ovulação?

A ovulação é um processo natural, pertencente ao ciclo menstrual de qualquer mulher. É nele que o folículo ovariano é rompido, liberando o óvulo na tuba uterina para que encontre o espermatozoide e ocorra, ou não, a fecundação. Se fecundado, o óvulo vai para o útero onde ocorre a implantação do zigoto. Se não, é liberado pelo organismo em alguns dias.

As mulheres conseguem sentir no corpo os sinais de que a ovulação está acontecendo a todo vapor e, para isso, basta identificar esses sinais!

Sinais de que estou ovulando

Como-usar-a-tabelinha-para-n-o-engravidar-1

Mudança na Secreção vaginal

Durante a ovulação, a secreção vaginal aumenta consideravelmente. Neste período ela tem aparência de clara de ovo, é bem pegajosa, forma um fio quando se pega com os dois dedos e não tem cheiro e nem cor. A caraterística pode ser observada, por, em média, quatro dias.

Mudança no colo do útero

O colo do útero também passa por mudanças durante a ovulação. Durante o período, ele fica mais macio, alto, aberto e molhado. Para a maioria das mulheres, levará algum tempo para poder diferenciar entre o que ela normalmente sente ao tocar o colo do útero e a como ele fica durante a ovulação.

Sangramento mínimo

É raro, mas algumas mulheres podem apresentar um pequeno sangramento, que é quase imperceptível, durante a ovulação. Ele pode sair junto com a secreção transparente, como se fossem pequenos fios.

Dor abdominal

Geralmente os ovários se revezam a cada ovulação. Por isso, é normal sentir dor em um dos lados da barriga, referente ao órgão que está trabalhando naquele período. As dores são leves e semelhantes a pontadas.

Aumento da temperatura

343c2f85148c61783280b1b9d93417c5_XL

Se o corpo muda por dentro, a temperatura basal muda também. Ao acordar, sem se movimentar, ela sobe 1ºC. Para este controle é importante que a mulher conheça seu corpo e faça testes frequentes - com termômetro.

Aumento desejo sexual

Durante o período fértil, é muito comum a mulher sentir maior desejo sexual. Este maior desejo ocorre devido às mudanças hormonais que ocorre na fase da ovulação.

Fonte: Vix.com



Compartilhar no Facebook