Um surto de infecção intestinal causado por Cyclospora ligado às saladas do McDonald's deixou doentes, pelo menos, 61 pessoas em sete estados, disseram autoridades federais de saúde do país.
Como precaução, o McDonald's parou de vender as saladas em 3.000 restaurantes de fast food em 14 estados para tentar conter o surto, disse a FDA.
Os estados são Illinois, Iowa, Indiana, Wisconsin, Michigan, Ohio, Minnesota, Nebraska, Dakota do Sul, Montana, Dakota do Norte, Kentucky, Virgínia Ocidental e Missouri.
"Estamos tomando medidas agora para garantir que os consumidores conheçam o produto potencialmente contaminado, para que possam se proteger melhor ou buscar tratamento, especialmente se tiverem sinais ou sintomas de uma infecção por Cyclospora", afirmou o comissário da FDA, Scott Gottlieb.
Illinois relatou 90 casos desde meados de maio, enquanto Iowa teve 15 casos desde o final de junho. Não está claro por que seus números são mais altos do que aqueles fornecidos por autoridades federais.
O parasita cyclospora causa doença intestinal como resultado do consumo de alimentos ou água contaminados. Os sintomas, que podem começar uma semana ou mais depois de consumir o parasita, incluem diarréia e evacuações frequentes, às vezes explosivas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Aqueles infectados podem experimentar perda de apetite, perda de peso, cólicas estomacais ou dor, náusea, gases e fadiga. Vômitos, dores de cabeça, febre, dores no corpo e sintomas semelhantes aos da gripe também podem ocorrer.
A doença pode durar de alguns dias a alguns meses e os pacientes podem sentir-se melhor e piorar novamente. Os pacientes podem ser tratados com antibióticos.
Em um email, o McDonald's disse que está trabalhando com autoridades nos estados afetados.
"Com muita cautela, decidimos parar voluntariamente de vender saladas em restaurantes impactados até podermos mudar para outro fornecedor de alface", disse o e-mail. "Estamos no processo de retirar as saladas existentes dos restaurantes e centros de distribuição identificados - o que inclui aproximadamente 3.000 dos nossos restaurantes nos EUA localizados principalmente no Centro-Oeste."
Fonte: CNN