Sal, Assassino Silencioso! Conheça os 5 Alimentos insuspeitos que mais contêm Sal

Sal em excesso faz mal, até as crianças também sabem disso, mas infelizmente, ainda que a gente tome cuidado para reduzir as quantidades na cozinha, muitas vezes o sal está escondido em alimentos considerados insuspeitos, ou seja, aqueles que você nem imagina.

O consumo excessivo de sal causa aumento da pressão arterial e pode promover o aparecimento de doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, mas o consumo de sal em excesso também está associado à outras doenças degenerativas crônicas, como tumores do sistema digestivo, osteoporose e doença renal crônica. Sal em excesso também causa retenção hídrica.

Limitar o uso do sal é útil mas não suficiente, se considerarmos que a maior parte do sal que consumimos todos os dias é proveniente de produtos alimentícios presentes no mercado.

Aqui estão os 5 alimentos insuspeitos que mais contêm sal:

1. Chocolate quente

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Pois é, se for pensar em uma boa xícara de chocolate quente, a primeira coisa que lhe virá em mente é o açúcar. Mas o chocolate quente também contém muito sal, cujo sabor é obviamente escondido pelo açúcar. O lance é fazer em casa.

2. Cereais matinais

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Uma porção do básico Cornflakes da Kellogg's contém 0,34 gramas de sal, a mesma quantidade encontrada nos cereais mais doces, açucarados ou com chocolate por exemplo. Aqui também dá pra resolver o problema fazendo muesli em casa.

3. Biscoito tipo maisena e biscoito recheado

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Estes biscoitos são insuspeitos porque sendo doces, ninguém imagina que contenham tanto tal, mas sim, a quantidade de sódio destes alimentos muitas vezes é superior à dose recomendada (0,3 gramas por 100 g, ou 300mg/100g). Leia o rótulo antes de comprar.

4. Maionese

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A má fama deste alimento se deve mais à sua grande quantidade de gordura, mas a maionese também contém muito sal. O conselho é prepará-la em casa.

5. Cremes de queijo e homus

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O queijo é certamente um alimento saboroso, mas os cremes de queijo, tipo requeijão e similares, são ainda mais atraentes. E até mesmo o homus comprado em grandes varejistas contém muito sal. O melhor é fazer tudo em casa, usando um sal de boa qualidade, regulando sua quantidade e ainda por cima colocando as ervas e especiarias da sua preferência. Um queijo para passar no pão por exemplo, pode ser feito com ricota amassada com um garfo, um fio de azeite e temperos a gosto.

O que podemos fazer para reduzir o consumo de sal?

  • Leia sempre os rótulos
  • Escolha os alimentos que contenham um baixo teor de sal, ou seja inferior a 0,3 gramas por 100 g
  • Nos rótulos em vez de sal você encontrará mais comumente a palavra sódio, um dos componentes do sal de cozinha
  • Reduza o sal à mesa, prefira o sal marinho, especiarias e ervas aromáticas para dar sabor aos pratos
  • Reduza os alimentos industrializados reconhecidamente muito ricos em sal: macarrão instantâneo, salgadinhos, batatas fritas, carnes embutidas e queijos e todos os alimentos enlatados, palmito, ervilha, milho, seleta de legumes porque tais alimentos são conservados em água cheia de sódio para durarem mais.

    Importante: no primeiro ano de vida evite sal na comida do bebê.

Fonte: Green Me



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