Risco de Doença Cardíaca na Artrose é associado ao Uso de ANALGÉSICOS!

A artrose está associada a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Um estudo da Universidade de British Columbia, no Canadá, publicado no períodico Arthritis & Rheumatology mostrou que grande parte desse risco vem do uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, os chamados AINEs. Entre eles estão o IBUPROFENO (Advil, Motrin) e o NAPROXENO (Flanax, Dicoxibe).

A artrose é uma doença dolorosa degenerativa da cartilagem articular e dos ossos que progride com a idade, atingindo principalmente mulheres após os 60 anos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do governo do Estados Unidos.

Osteoarthritis-homeopathy

Os pesquisadores cruzaram dados de 7.743 pacientes com artrose com 23.229 pessoas sem a doença, que raramente ou nunca usavam AINEs.

O estudo concluiu que pessoas com artrose apresentavam um aumento de 42% do risco de insuficiência cardíaca congestiva, 17% de doença coronariana e 14% de AVC (acidente vascular cerebral), em relação a pessoas saudáveis.

Depois de analisar dados como índice de massa corpórea, hipertensão, diabetes, nível de colesterol alto e outros fatores de saúde, eles constataram que 41% do aumento do risco de qualquer evento cardiovascular foi atribuído ao uso de AINEs.

rheumatoid-arthritis-drugs-cancer-risk

Entrevistado pelo jornal norte-americano The New York Times, Aslam H. Anis, principal autor do estudo e professor de economia da saúde na Universidade de British Columbia, afirmou que o tratamento, muitas vezes, é pior que a doença.

Segundo ele, existem medicamentos alternativos que podem ser usados para a dor da artrose. "Converse com seu médico sobre os riscos e os benefícios do tratamento", disse ao jornal.

Fonte: Notícias R7



Compartilhar no Facebook