Remédio para Úlcera sofre RECALL por Risco de Contaminação!

A Medley, unidade de negócios genéricos da Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda, anunciou recentemente o recall preventivo de 50 lotes do medicamento para úlcera Ranitidina 150 mg e 300 mg. A medida foi tomada devido a uma possível contaminação com uma impureza de nitrosamina chamada N-nitrosodimetilamina (NDMA), que é classificada como possível substância causadora de câncer.

Veja aqui a lista dos lotes envolvidos no recall.

25466241

A Medley informa que o recolhimento não representa custo para os pacientes e pede que quem possuir algum dos lotes envolvidos, entre em contato com SAC da empresa pelo telefone 0800 729 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, recomenda a quem adquiriu um dos lotes do medicamento, a mantê-lo em sua embalagem original e não utilizá-lo. O órgão ressalta que a “empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor”.

Substância potencialmente cancerígena

As nitrosaminas são encontradas em alguns alimentos e suprimentos de água potável, mas as que são formadas em processos de síntese de ingredientes ativos usados na fabricação de fármacos são consideradas como impurezas. Por isso, sua presença em medicamentos é considerada inaceitável.

Em nota publicada em seu site, a Anvisa recomenda fortemente que as empresas com registro de produtos que contêm substâncias ativas, sintetizadas quimicamente, reavaliem os métodos de processamento desses ingredientes e realizem testes nos insumos e nos produtos.

Compartilhe!

Fonte: Veja.com



Compartilhar no Facebook