Rejuvelac: a bebiba probiótica que faz um bem danado!

Já ouviu falar em rejuvelac? É uma bebida fermentada com efeito probiótico, que tem se popularizado, principalmente entre pessoas que buscam uma alimentação saudável e vegana.

O rejuvelac é obtido a partir da fermentação de grãos integrais germinados como trigo, aveia, arroz, quinoa, amaranto, centeio, etc.

maxresdefault--2-

A grande vantagem da bebida é que ela é cheia de organismos vivos e leveduras que são benéficas para a flora intestinal e auxiliam no processo de digestão. Além disso, o rejuvelac é rico em proteínas, lactobacilos, vitaminas E, C e do complexo B.

Tem quem beba o rejuvelac puro, com um limão espremido, mas ele é também muito usado no preparo de iogurte e queijos veganos.

Como fazer rejuvelac

Como dito anteriormente, você pode fazer com diferentes tipos de grão. O importante é que ele seja integral para poder germinar.

Ingredientes

  • 1 xícara de grãos (pode ser trigo, aveia, arroz, quinoa, amaranto ou centeio)
  • 1 litro de água mineral

Modo de preparo

  • Coloque os grãos de molho na água até que ela os cubra completamente.

  • Deixe 8 horas no molho e depois escorra os grãos desprezando a água.

  • Deixe os grãos em uma peneira por cerca de 8 horas. Só cuidado para não que eles não sequem.

  • Passado esse tempo, os grãos começarão a germinar, você vai notar uns pontinhos brancos aparecendo. É hora de colocá-los dentro de uma jarra de vidro com 1 litro de água mineral e deixá-los em um ambiente protegido do sol de 24 a 48 horas para fermentar.

  • Feito isso, a aparência será uma água turva, com espuma na superfície. Coe essa água, coloque o líquido em uma jarra de vidro esterilizada, cubra com tampa ou um voal com elástico e leve à geladeira para gelar.

      Observação: não use colher ou outro material de metal em nenhum momento do processo de preparo para não matar seu rejuvelac.
    

Veja abaixo como usar o rejuvelac para fazer iogurte em casa sem nenhum conservante:

Fonte: Catraca Livre



Compartilhar no Facebook