Qual o melhor horário para tomar banho?

Há quem diga que o melhor horário do dia para se tomar banho é de noite, já que uma ducha morna limpa as sujeiras do dia e ainda ajuda o corpo a relaxar para dormir. Os defensores do banho matinal, no entanto, também têm sua razão. Ir para o chuveiro antes de se lançar às tarefas cotidianas favorece a meditação e organização das atividades a serem feitas e também ajuda a despertar completamente.

536471-Dicas-para-reduzir-o-calor-dentro-de-casa-3

Segundo a psicóloga Shelley Carson, de Harvard, o banho matinal favorece a resolução de problemas e a criatividade. Isso se deve ao chamado período de incubação das ideias - o tempo que leva para chegarmos à solução de alguma questão. Por ser um momento de isolamento, o banho favorece a meditação e, pela manhã, ainda não estamos completamente despertos, de modo que nosso subconsciente se mantém alerta e consegue focar na resolução de problemas ou na criação de novas ideias.

Quem costuma fazer a barba ou se depilar durante o banho também pode tirar benefícios de uma ducha logo cedo. Além da possibilidade de estar mais desperto, há estudos que mostram que o nível de plaquetas no sangue é mais alto pela manhã, de modo que se você se cortar o sangramento será menor.

Se você tem problemas para dormir, criar o hábito de tomar um banho morno à noite vai ajudar seu corpo a relaxar e também deve melhorar a qualidade do seu sono. A água morna ameniza a tensão dos músculos, favorece a meditação e também prepara o psicológico para encerrar um ciclo, criando uma divisão entre o dia que passou e a noite de sono pela frente. Uma boa noite de descanso, por sua vez, melhora a saúde da sua pele e do cabelo - dentre muitos benefícios.

preview-2325410-650x341-98-1476288597

Além de ajudar indiretamente, o banho noturno também serve para tirar as impurezas e o excesso de oleosidade acumulado na pele ao longo do dia. Por outro lado, depois de ter descansado bem, sua pele ficará com uma aparência ainda mais saudável depois de um banho matinal.

Independente do horário que te agrada mais, é importante sempre evitar a água muito quente, que resseca a pele e os cabelos, além de gastar mais energia no aquecimento. Também não é bom exagerar no tempo embaixo do chuveiro, já que um banho de 5 minutos consome cerca de 100 litros de água.

Fonte: ECycle



Compartilhar no Facebook