Qual é a sua Fobia? Veja o que seus medos revelam sobre sua personalidade!

Se você não tem medo de palhaços, aranhas ou cobras, com certeza você conhece alguém que não consegue olhar para eles nem em uma fotografia. Por que algumas fobias são mais comuns do que outras? A ciência responde essa pergunta e, além disso, nos conta o que elas revelam sobre nossa personalidade.

Fobias comuns: o que significam?

Medo de palhaços: Você é uma pessoa honesta!

Você odeia o Pennywise? Fique tranquilo, você não está sozinho. Segundo uma matéria da revista Scientific American, os palhaços são percebidos como "embusteiros" que, com as suas máscaras, provocam a sensação de serem capazes de não seguir comportamentos sociais tipicamente aceitáveis. Assim, não é estranho que a coulrofobia seja bastante comum: quase 1 de cada 10 adultos reconhece sofrê-la.

or_2016921141148

Uma pesquisa da Universidade de Sheffield estudou 250 crianças de 4 a 16 anos. Perguntaram para elas o que sentiam quando observavam imagens de palhaços. A conclusão do estudo foi que as crianças os acham indecifráveis.

"Dado que ler expressões faciais tem sido chave para a sobrevivência, nossa incapacidade para discernir as expressões dos palhaços (e as suas verdadeiras intenções) embaixo da maquiagem que cobre seu rosto gera suspeitas automáticas", disse Carlin Flora à revista Psychology Today.

As pessoas que têm medo de palhaços valorizam a honestidade, a transparência e a franqueza, e esperam que as pessoas em volta delas façam a mesma coisa.

Medo de sangue: você é uma pessoa tranquila

Se cada vez que você vê sangue fica com tontura, então você sofre de hemofobia. Observar sangue saindo de uma ferida ou uma mancha de sangue no chão ativará instantaneamente os seus mecanismos de defesa, aumentando a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.

------_5

Segundo Jordan Gaines Lewis, especialista em neurociência, "desmaiar ao ver sangue pode ser um reflexo primitivo guardado profundamente no nosso cérebro".

Se isso é o que acontece com você, você possui um forte instinto de proteção e tem tendência a ser mais quieto e recolhido no seu grupo social.

Medo de cobras: Você é um protetor!

Seu medo de cobras pode derivar dos seus instintos de proteger os outros. Na Psychology Today, aparece uma teoria científica sobre esse medo:

"Os humanos e outros primatas têm predisposição à aquisição de temores de criaturas que alguma vez ameaçaram a vida dos nossos ancestrais."

reptiles-a-snake-animal-1-screensaver

Se você tem medo deste animal, provavelmente valoriza as pessoas e as relações que tem acima de tudo. Além disso, você não é daqueles que menosprezam as discussões: você gosta de defender os outros e ser um amigo fiel.

Medo de aranhas: Você é um líder!

Você não consegue olhar para uma aranha nem em foto? É compreensível: esta é uma das fobias mais comuns. Um estudo realizado no Reino Unido com 216 adultos mostrou que 32% das mulheres e 18% dos homens têm medo de aranhas.

e899c3bc2644cbb692159ecbdfefa2a986921658_00

Pesquisas anteriores também indicaram que as aranhas constituíam uma ameaça tão frequente para os primeiros humanos que a capacidade de as localizar virou uma necessidade evolutiva. Os cientistas usam essa lógica para explicar por que as pessoas gritam quando vêm inofensivas aranhas nas suas casas.

Se você se sente identificado com essa fobia, você tem as características de um líder, sendo a sensibilidade e a fiabilidade as suas principais particularidades.

Medo de germes: Você é um detalhista!

Segundo investigadores, o medo às bactérias pode ter surgido por causa de um trauma, um susto grande depois de uma doença. "Isso cria uma espiral viciosa na qual o paciente preocupa-se cada vez mais em estar limpo e é incapaz de se livrar satisfatoriamente do contaminante", diz o especialista Dean McCay.

httpbloglibumneduhuber195psy1001spring12Mysophobiajpg

Você tem essa fobia? Então você gosta de manter limpo o seu entorno e não gosta de desordem. A desvantagem de ser desse jeito é o alto nível de ansiedade que a pessoa costuma ter.

Tem algum amigo que tem alguma dessas fobias? Compartilhe com ele essas curiosidades!

Fonte: Vix



Compartilhar no Facebook