Qual é a maneira mais saudável de preparar ovos?

Como você gosta de comer ovos de manhã? Se quiser algo saudável, melhor que não sejam fritos.

Ovos são uma ótima adição a uma dieta balanceada, pois têm muita proteína, além de vitaminas D, A, B2, B12, ácido fólico e iodo. Mas é importante saber a melhor maneira de prepará-los.

download--16-

Qual é o melhor jeito, então?

Primeiro você tem de decidir quantos ovos quer comer. Segundo Charlotte Stirling-Reed, nutricionista e co-fundadora do LittleFoodie.org, as recomendações mudam sempre e deixam as pessoas confusas.

"Antigamente havia um limite diário para o consumo de ovos. O motivo é o alto conteúdo de colesterol", explica ela.

"Mas o colesterol que ingerimos na alimentação não tem impacto nos níveis de colesterol do corpo e, portanto, não existe necessariamente um limite para o número de ovos que podemos comer por semana. O mais importante é ter uma dieta variada, com várias fontes de proteína, incluindo ovos."

E o método de preparação? Embora existam evidências de que alguns deles acarretam perda de nutrientes, Stirling-Reed diz que o impacto é "mínimo".

"É mais importante saber com que os ovos serão servidos", diz ela.

Ovos fritos terão as calorias (e a gordura) extra do óleo. O NHS, serviço de saúde britânico, afirma que esse método pode aumentar o conteúdo gorduroso dos ovos em cerca de 50%.

-----------_------

O mesmo vale para ovos mexidos cheios de manteiga. "Mas, se você fizer ovos mexidos usando somente leite – em vez de óleo ou manteiga – estará acrescentando mais nutrientes", diz Stirling-Reed.

20492665286_ab21a45efc

A aposta mais segura é fazer ovos cozidos ou poché, sem acrescentar sal. Em termos de saúde, não há muita diferença entre essas duas opções, mas Stirling-Reed é fã de ovos cozidos. "São perfeitos para comer na rua ou para dar para os bebês", diz ela.

Bom apetite!

Fonte: Huffpost Brasil



Compartilhar no Facebook