Posição de "Sapinho": Por que ela é tão importante para o seu Bebê?

Para um serzinho tão delicado quanto um bebê recém-nascido, qualquer deslize dos pais pode ter consequências futuras na sua saúde. O simples ato de posicioná-lo no canguru ou sling, por exemplo, pode danificar os quadris e articulações do bebê.

Acontece que, nos primeiros meses de vida, o recém-nascido deve manter posturas específicas para se adaptar à vida fora do útero. Uma das mais importantes é a pose de sapo.

R2lRAZH5cbzcvQVXPCpmTdUUCZQdyLjY_lg

Por que a posição de sapinho é importante?

Como descreve o Instituto Internacional de Displasia no Quadril, dentro do útero, o bebê passa muito tempo em posição fetal, com os joelhos e os quadris dobrados ou flexionados. Após o nascimento, as articulações demoram vários meses para se esticarem naturalmente.

Ao esticar as pernas do bebê muito rapidamente ou colocá-lo em uma posição que force o quadril, pode haver risco de desgaste gradual que cause uma luxação.

Melhor posição para o bebê ficar

De acordo com o instituto, a pior postura para o bebê é aquela em que toda a área fica tensa: pernas juntas e joelhos esticados, o oposto da posição fetal.

Hip-Health-in-Baby-Carriers

A maneira correta de carregar o recém-nascido é com as pernas separadas, o quadril apoiado em um suporte estável e os joelhos flexionados, como um sapinho.

m-position_large

O que é displasia no quadril?

download--73-

Segundo a Mayo Clinic, a displasia é uma condição em que a cavidade do quadril não cobre completamente a parte da cabeça do fêmur superior. Se for diagnosticada durante a infância, o problema pode ser corrigido com um dispositivo de imobilização.

a00347f03_harness-compressor

Sintomas

  • Uma perna maior que a outra
  • Ao trocar a fralda, um lado do quadril parece mais inclinado do que o outro

Além de observar seu bebê, é muito importante evitar movimentos bruscos, pois o corpinho dele ainda é muito flexível e pode não sentir dor após um deslocamento ou luxação. Compartilhe essa importante informação!

Fonte: Vix.com



Compartilhar no Facebook