Por que os humanos "gemem" quando se curvam?

Você nunca acha que isso vai acontecer com você. Então, de repente, você é de meia-idade e fica gemendo quando pega algo do chão ou geme quando sai da cadeira.

Porque nós fazemos isso? É um sinal de que estamos envelhecendo rápido? Ou é apenas uma daquelas coisas que vêm com a meia-idade, como óculos de leitura e cabelos grisalhos?

file-20190805-117861-9dj8qe

Mas, até hoje, não existem estudos específicos para explicar por que pessoas mais velhas e saudáveis grunhem ou gemem com o esforço físico das atividades cotidianas.

Mas barulhos relacionados ao esforço físico são comuns em uma variedade de idades e atividades, como qualquer pessoa que já tenha assistido jogos de críquete, lutas de boxe ou, em particular, partidas de tênis, saberá. Pense Serena Williams , Rafael Nadal e Sharapova.

Sharapova

Então, podemos olhar para as evidências do que está por trás de grunhir no esporte ou no treinamento.

Nós enrijecemos o corpo, prendemos a respiração e depois a soltamos lentamente

Quando levantamos algo relativamente pesado, fazemos movimentos rápidos (como acertar uma bola de tênis), ou até mesmo quando nos levantamos da posição sentada, nós enrijecemos nosso torso. Isso estabiliza todo o nosso corpo.

Se estivéssemos relaxados demais, seríamos frouxos, perderíamos o equilíbrio e correríamos o risco de cair.

Então, enchemos os pulmões respirando e tensionando os músculos do tronco para estabilizar a coluna. Nós lançamos nossos braços para a frente para dar impulso e com este esforço, nós prendemos nossa respiração para manter essa estabilidade enquanto nos levantamos.

WhyDoPeopleGruntWhenTheyBend_600

Em seguida, liberamos a respiração lenta ou rapidamente, dependendo da natureza da tarefa. Com movimentos rápidos, como lançar uma bola ou socar no boxe, nós soltamos a respiração rapidamente. Com movimentos lentos, como levantar uma barra ou sair do sofá, nós a liberamos lentamente.

Se os músculos que movem as cordas vocais estiverem ativados, fazemos um som. Isso resulta em um grunhido ou gemido do tipo que você costuma ouvir na academia.

Grunhidos nos ajudam a se mover, atacar ou levantar?

A evidência de que gemer nos ajuda a mover-se, atacar ou levantar é mista.

7261374-3x2-700x467

De acordo com um estudo de 20 anos, grunhir não ajuda levantadores de peso a levantar pesos mais pesados. No entanto, em um estudo de 2011, os gritos ajudaram os artistas marciais a se agarrarem com mais força.

E em um estudo de 2014, os jogadores de tênis tiveram golpes mais fortes de saque e forehand quando eles foram autorizados a grunhir comparado com quando eles deveriam ficar em silêncio.

Assim, parece que grunhidos ou outras vocalizações os ajudam a executar melhor, dependendo da tarefa.

Dito isto, o grande tenista Roger Federer (um "não-grunhido") parece ter um desempenho muito bom sem este aprimoramento de tiro audível.

O que isso significa para as atividades cotidianas?

O que esse gemido ou grunhido significa durante as atividades cotidianas não é claro. Claramente, os grunhidos dos atletas durante movimentos rápidos são diferentes dos ruídos que fazemos quando nos exercitamos em uma academia ou quando nos levantamos de uma cadeira.

Talvez tenhamos mais chances de fazer tais ruídos se estivermos cansados ou fatigados. E se alguém acha que uma tarefa vai ser difícil, é mais provável que ela grunhe ou vocalize. Então, é quando eles provavelmente estão prendendo a respiração, para tentar dar impulso e estabilidade para a tarefa à frente e depois liberá-la.

Embora não exista muitas pesquisas sobre esse fenômeno, gemer com esforço físico parece ser habitual. Esses ruídos são provavelmente comportamentos aprendidos que copiamos de amigos e parentes e começamos a fazer sem perceber.

Então, você pode escolher não gemer na próxima vez que sair do sofá!

Fonte: The Conversation



Compartilhar no Facebook