Por que NÃO pode dar Açúcar para Bebês?

Não é frescura, não é chatice, é recomendação oficial do Ministério da Saúde: não se deve oferecer açúcar para crianças menores de 2 anos. E isso significa: coisas com açúcar em sua composição não devem ser dados aos bebês. Isso inclui sucos industrializados cheios de açúcar, bolachas (sim, a de maisena também), doces em geral e até os engrossantes (aqueles produtos usados para engrossar o leite).

Sei que é dureza e que é difícil para muitos de nós, devido aos hábitos alimentares que temos desde a infância. Mas precisamos estar sempre com a mente aberta. E isso significa entender o porquê das coisas!

sorvete-para-o-beb-

Confira aqui algumas razões pelas quais os menores de 2 anos não devem consumir açúcar. Esses também são bons motivos para todos o resto das pessoas do mundo, de qualquer idade, controlar mais o consumo!

Caloria vazia

Ou seja, todo açúcar que é consumido engorda, mas é nutricionalmente nulo! Você pode levar o bebê a desenvolver sobrepeso!

Vicia!

Com o consumo de açúcar nos primeiros anos, as papilas gustativas do bebê ficam viciadas. A criança acaba sempre preferindo o doce e passa a rejeitar outros alimentos! Além disso, o açúcar também ativa determinados neurotransmissores promovendo a sensação de bem-estar, o que também contribui para o vício.

Dificulta a rotina alimentar e a formação de bons hábitos alimentares

Comemos quando temos fome. Temos fome quando nosso corpo precisa de energia. Quando a criança tem seu organismo cheio de açúcar, tem energia de sobra. Assim, não terá fome e será mais difícil estabelecer a rotina alimentar com as refeições saudáveis nos momentos certos.

Os hábitos alimentares são formados na infância e precisamos promover o que é saudável. É possível mudar mais tarde e no futuro? É, mas com muito mais dificuldade.

f5f085a6d0c9a3a4a1322b69dd699964

Faz mal à saúde

Sim, para a saúde de todo mundo. Na infância, isso é ainda pior. Estudos apontam que crianças que consomem açúcar têm maior risco de desenvolver diabetes, obesidade e problemas relacionados. A saúde dos nossos filhos é nossa responsabilidade!

Mudança começa em nós

Eu sei MUITO bem como é difícil cortar o açúcar da alimentação de nossos filhos. E a gente ainda tem a cultura do “é só um pouquinho”. Mas precisamos ser conscientes da responsabilidade que temos sobre eles. Bebês não precisam de açúcar para serem felizes. Eles precisam de amor e cuidado!

Vejam as recomendações oficiais:

É comprovado que a criança nasce com preferência para o sabor doce; no entanto, a adição de açúcar é desnecessária e deve ser evitada nos dois primeiros anos de vida.

Trecho do Guia Alimentar para Crianças menores de dois anos, do Ministério da Saúde

Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.

Trecho do Manual de Alimentação sobre a alimentação para crianças abaixo de dois anos, desenvolvido pelo Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria

Fonte: Maternidade Simples



Compartilhar no Facebook