Por que alguns Ovos têm uma Manchinha de SANGUE? Não, ele não está fecundado!

Imagine a situação: você vai até a cozinha, abre a geladeira e pega um par de ovos para preparar o café da manhã, acende o fogão e coloca uma panela com óleo em cima. Quando quebra o primeiro ovo, descobre que ele apresenta uma mancha de sangue, como um pequeno coágulo. O que pode ser?

bloodspot

A mancha de sangue no ovo significa que ele foi fertilizado? Se eu comer o ovo posso prejudicar a saúde? Não! Estas teorias são apenas um dos muitos mitos que se espalham rapidamente na Internet.

Mancha de sangue no ovo: o que pode ser?

Manchas de sangue são o resultado da ruptura de minúsculos vasos sanguíneos nos ovários ou oviduto da galinha - o canal através do qual os ovos passam dos ovários para o mundo externo.

Os ovários de uma galinha estão cheios de minúsculos vasos sanguíneos - e ocasionalmente um deles se quebra durante o processo de postura.

Quando o ponto está ligado à gema, o sangramento ocorreu mais provavelmente no ovário quando o óvulo foi liberado do folículo. O folículo é um saco cheio de líquido que contém vários vasos sanguíneos. Pode estourar durante o processo de postura e, se houver ruptura de vasos sangüíneos, o sangue pode se depositar na gema do ovo.

Manchas de sangue também podem ocorrer na clara do ovo, o que significa que o sangramento ocorreu depois que o óvulo foi liberado no oviduto.

700-1-e1503966493215-770x405

Isso é algo natural e às vezes tão pequeno que passa despercebido pelos controles de qualidade das empresas produtoras.

De acordo com a Food and Drugs Administration, um ovo com um ponto de sangue pode ser consumido, ou seja, não é prejudicial à saúde. Basta remover o sangue com a ponta de uma faca.

No entanto, se a mancha for muito grande e cor-de-rosa, então o recomendável é descartar o alimento, já que o sinal pode indicar infecção por uma bactéria chamada Pseudomonas SP, que pode causar intoxicação.

Fonte: Vix.com



Compartilhar no Facebook