Pessoas que comem esta fruta são até 60% menos propensas a perder a visão para a degeneração macular!

Inclua laranjas como uma parte regular de sua dieta e suas chances de desenvolver degeneração macular - uma forma particularmente desagradável de perda de visão - poderiam ser reduzidas em até 60%, de acordo com um novo estudo de 15 anos.

7edae45fe9c7788cde0f5432fe4d827b

Os dados coletados pelos pesquisadores sugerem que o aumento na saúde é causado por flavonóides presentes na fruta, substâncias químicas que dão às frutas e vegetais suas cores distintas e que também podem atuar como poderosos antioxidantes.

main-qimg-1d5a1448db65a6547e3dfe05d9f5d12e-c

Estes flavonóides têm sido associados a estímulos anti-inflamatórios para o sistema imunológico por vários anos, mas esta é a primeira vez que eles são analisados em conexão com esta doença ocular, que afeta milhões de pessoas com mais de 50 anos.

"Essencialmente descobrimos que as pessoas que comem pelo menos uma porção de laranja todos os dias têm um risco reduzido de desenvolver degeneração macular em comparação com pessoas que nunca comem laranjas", diz um dos epidemiologistas, Bamini Gopinath, da Universidade de Sydney, na Austrália. "Até mesmo comer 1 laranja uma vez por semana parece oferecer benefícios significativos".

Os pesquisadores analisaram dados do Blue Mountains Eye Study, um estudo de base populacional na Austrália que teve início em 1992. Eles selecionaram 2.037 indivíduos com 50 anos ou mais que foram questionados sobre seus hábitos alimentares, com uma análise posterior realizada 15 anos depois.

Aqueles que relataram comer laranjas regularmente foram significativamente menos propensos a ter desenvolvido degeneração macular ao longo desse período de 15 anos, e parece que os flavonóides nas laranjas foram a chave.

"Nós examinamos alimentos comuns que contêm flavonóides, como chá, maçãs, vinho tinto e laranjas", diz Gopinath. "Significativamente, os dados não mostraram uma relação entre outras fontes alimentares que protegem os olhos contra a doença."

A mácula é parte da retina no olho, e é relacionada com a visão central. Quando a degeneração macular se desenvolve, aqueles com a condição tornam-se incapazes de ver o que está na frente deles - enquanto não causa cegueira total, pode tornar a vida muito mais difícil.

MAC

A causa exata da degeneração macular não é conhecida, mas geralmente está ligada à idade. Na maioria dos casos, os sinais da condição aparecem quando as pessoas estão em seus 50 e 60 anos.

O grau de disseminação da condição depende do país, mas milhões de pessoas são afetadas apenas nos EUA, enquanto na Austrália, 1 em cada 7 dos maiores de 50 anos sofre algum tipo de degeneração macular.

Ainda não há cura, mas talvez as laranjas um dia sejam a base de um tratamento preventivo.

Enquanto o novo estudo não prova que as laranjas podem afastar a degeneração macular, esse estudo realizado por um longo período e com uma amostra razoavelmente grande indica que há uma ligação relativamente forte.

Agora, mais pesquisas serão necessárias para chegar às causas da degeneração macular - os fatores biológicos e não biológicos que fazem com que nossos olhos fracassem desse modo específico e prejudicial.

A pesquisa foi publicada no American Journal of Clinical Nutrition.

E vamos consumir mais laranjas! Nossos olhos agradecem!!! Compartilhe!

Fonte: Science Alert



Compartilhar no Facebook