Pesquisadores testam novo SPRAY NASAL contra o Alzheimer!

Uma equipe de pesquisadores japoneses deu um pequeno passo em direção à criação de um método de tratamento para a doença de Alzheimer atualmente incurável e praticamente intratável, testando com sucesso uma opção de spray nasal em ratos.

Descobriu-se que o spray nasal reduz os sintomas semelhantes à demência em ratos e também reduz a matéria cerebral atrofiada, bloqueando um tipo especial de proteína que causa a doença.

Alzheimer-s-disease-723371

Conhecida como "proteína tau", o beta-amilóide forma uma placa ao redor dos neurônios na parte do cérebro chamada hipocampo, que realiza muitas funções, incluindo armazenamento de memória experimental de curto prazo.

A vacina em estudo estimulou o sistema imunológico dos camundongos a produzir anticorpos que combatiam as proteínas tau - algo que, até agora, era raro ou impossível em produtos farmacêuticos testados para humanos.

Quando examinados, os camundongos que receberam a vacina demonstraram mais que o dobro da quantidade de anticorpos do que aqueles que não receberam. Não foram registrados efeitos colaterais de nenhum tipo nos camundongos durante ou após o experimento - um total de 8 meses após a administração da vacina.

doen-a-de-Alzheimer

"É necessária muito mais pesquisa para que a vacina seja usada em humanos, mas é uma conquista que pode contribuir para o desenvolvimento de uma cura para a demência", escreveu o membro da equipe de pesquisa Haruhisa Inoue, professora da Universidade de Kyoto, no artigo correspondente publicado na revista Nature.

Segundo Inoue, o Japão tem cerca de 3 milhões de pacientes com Alzheimer, enquanto outro relatório da Associação Americana de Alzheimer sugere que mais de 5 milhões de americanos convivem com a doença.

Fonte: Good News Network



Compartilhar no Facebook