Peso da Coberta ou Cobertor pode influenciar o Sono, segundo estudo!

O peso do seu cobertor pode ajudar a melhorar a sua insônia. É isso que dizem pesquisadores suecos que analisaram os impactos de lençóis e edredons no sono de quem tem dificuldades para dormir à noite.

O estudo foi publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine e envolveu 120 adultos com cerca de 40 anos, 68% mulheres e 32% homens, todos previamente diagnosticados com insônia clínica e um transtorno psiquiátrico concomitante, como depressão, bipolaridade, déficit de atenção ou ansiedade generalizada, por exemplo.

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Os pesquisadores dividiram os participantes de forma aleatória em dois grupos para dormirem de formas diferentes: um com cobertores mais pesados e outro sem.

O resultado mostrou que o grupo que dormiu com o edredom apresentou uma probabilidade 26 vezes maior de ter 50% de diminuição na insônia se comparado ao outro grupo. Além disso, os participantes do grupo dos cobertores apresentaram 20% mais chances de ter uma remissão total da insônia.

“Uma explicação para o efeito calmante e sonífero do cobertor é a pressão que ele exerce sobre diferentes pontos do corpo, estimulando a sensação do toque em músculos e articulações, semelhante à acupuntura e à massagem”, afirma o doutor Mats Adler, psiquiatra do departamento de Neurociência Clínica do Karolinska Institutet de Estocolmo, na Suécia, e principal pesquisador do estudo.

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“Há evidências que sugerem que a estimulação de pressão profunda aumenta a excitação parassimpática do sistema nervoso autônomo e, ao mesmo tempo, reduz a excitação simpática, que é considerada a causa do efeito calmante”, completa.

Após as quatro semanas de testes, os participantes se submeteram a um acompanhamento que durou 12 meses. Nesse período, eles puderam testar cobertores de pesos diferentes para dormir. Acontece que a maioria escolheu um cobertor mais pesado e apenas um participante desistiu do estudo por conta de ansiedade provocada pelo uso do cobertor.

“Fiquei surpreso com o grande efeito do cobertor pesado sobre a insônia e satisfeito com a redução dos níveis de ansiedade e depressão”, disse Adler.

E se você sofre de insônia essa é uma boa dica. E que tal experimentar e compartilhar com os seus amigos?

Fonte: Hypeness



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