Parasita encontrado em carne mal passada e água contaminada pode estar relacionado a cânceres cerebrais raros!

Pesquisadores do departamento de ciência populacional da American Cancer Society encontraram uma ligação entre o Toxoplasma gondii, um parasita comumente encontrado em carne crua ou mal cozida e água contaminada, e certos tipos de tumores cerebrais.

carne

Os pesquisadores estudaram amostras de sangue de 111 pessoas em um banco de dados dos EUA e 646 na Noruega. Os resultados mostraram que aqueles com maiores quantidades de anticorpos contra T. gondii pareciam ter um risco maior de desenvolver glioma, uma forma agressiva de câncer no cérebro que constitui 80% dos tumores malignos.

Aproximadamente 20% a 50% da população mundial está exposta ao T. gondii, de acordo com o estudo.

Quase metade da população mundial está exposta ao T. gondii, mas os casos de cistos cerebrais mortais são raros. A maioria das pessoas pode lutar contra o parasita comum, por isso muitas vezes não tem conhecimento de sua exposição.

Mas, ocasionalmente, o T. gondii faz com que seu hospedeiro desenvolva cistos no cérebro, o que pode causar inchaço. Os pesquisadores dizem que é o inchaço que pode causar gliomas.

9e23717ee8851eeb848eacbe17272404

Embora exista uma correlação entre as taxas elevadas de anticorpos contra T. gondii e glioma, os pesquisadores dizem que ainda é importante reconhecer que o glioma é um diagnóstico extremamente raro, e eles não provaram uma ligação direta entre os dois.

De acordo com a Organização Nacional de Doenças Raras, 6,6 pessoas para cada 100.000 são diagnosticadas com glioma a cada ano. O tipo mais comum de glioma é o glioblastoma. Ele carrega uma chance de 5% de sobreviver cinco anos após o diagnóstico.

Fonte: Insider



Compartilhar no Facebook