Para uma vida mais longa, coma 2 porções de frutas e 3 vegetais por dia!

Estudos que representam cerca de 2 milhões de adultos em todo o mundo mostram que comer cerca de 5 porções diárias de frutas e vegetais, em que 2 são frutas e 3 são vegetais, é provavelmente a quantidade ideal para uma vida mais longa, de acordo com uma nova pesquisa publicada no American Heart Association's.

Dietas ricas em frutas e vegetais ajudam a reduzir o risco de inúmeras doenças crônicas que são as principais causas de morte, incluindo doenças cardiovasculares e câncer. No entanto, apenas cerca de 1 em cada 10 adultos come frutas ou vegetais suficientes, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

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“Enquanto grupos como a American Heart Association recomendam de quatro a cinco porções de frutas e vegetais diariamente, os consumidores provavelmente recebem mensagens inconsistentes sobre o que define a ingestão diária ideal de frutas e vegetais, como a quantidade recomendada e quais alimentos incluir e evitar”. disse o autor do estudo Dong D. Wang, MD, Sc.D., epidemiologista, nutricionista e membro do corpo docente da Harvard Medical School e do Hospital Brigham and Women's em Boston.

Wang e colegas analisaram dados do Nurses’Health Study e do Health Professionals Follow-Up Study, dois estudos incluindo mais de 100.000 adultos acompanhados por até 30 anos. Ambos os conjuntos de dados incluíram informações dietéticas detalhadas coletadas repetidamente a cada dois a quatro anos. Para esta análise, os pesquisadores também reuniram dados sobre a ingestão de frutas e vegetais e morte de 26 estudos que incluíram cerca de 1,9 milhões de participantes de 29 países e territórios na América do Norte e do Sul, Europa, Ásia, África e Austrália.

A análise de todos os estudos, com um composto de mais de 2 milhões de participantes, revelou:

  • A ingestão de cerca de 5 porções de frutas e vegetais diariamente foi associada ao menor risco de morte. Comer mais de 5 porções não foi associado a benefícios adicionais.

  • Comer cerca de 2 porções diárias de frutas e 3 porções diárias de vegetais foi associado à maior longevidade.

  • Em comparação com aqueles que consumiram 2 porções de frutas e vegetais por dia, os participantes que consumiram 5 porções diárias de frutas e vegetais tiveram um risco 13% menor de morte por todas as causas; um risco 12% menor de morte por doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas e derrame; um risco 10% menor de morte por câncer; e um risco 35% menor de morte por doença respiratória, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

  • Nem todos os alimentos que podem ser considerados frutas e vegetais oferecem os mesmos benefícios. Por exemplo: Vegetais com amido, como ervilhas e milho, sucos de frutas e batatas, não foram associados a um risco reduzido de morte por todas as causas ou doenças crônicas específicas.

  • Por outro lado, vegetais de folhas verdes, incluindo espinafre, alface e couve, e frutas e vegetais ricos em beta-caroteno e vitamina C, como frutas cítricas, frutas vermelhas e cenouras, mostraram benefícios.

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“A American Heart Association recomenda encher pelo menos metade do seu prato com frutas e vegetais em cada refeição”, disse Anne Thorndike, M.D., M.P.H., presidente do comitê de nutrição da American Heart Association e professora associada de medicina na Harvard Medical School em Boston. “Esta pesquisa fornece fortes evidências dos benefícios ao longo da vida de comer frutas e vegetais e sugere uma quantidade meta a ser consumida diariamente para uma saúde ideal. Frutas e vegetais são fontes de nutrientes naturalmente embalados que podem ser incluídos na maioria das refeições e lanches, e são essenciais para manter nossos corações e corpos saudáveis.

Fonte: SciTechDaily



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