Pacientes com Câncer que usam a Medicina Alternativa têm um Maior Risco de Morte!

Novas pesquisas sugerem que pacientes com câncer que usam medicina alternativa para cânceres curáveis têm maior probabilidade de morrer em comparação àqueles que permanecem em um tratamento convencional. Isso estava ligado ao fato de os pacientes estarem mais propensos a recusar pelo menos um componente do tratamento convencional contra o câncer.

O novo estudo, publicado no JAMA Oncology, analisou 1.290 pacientes diagnosticados com câncer de mama, próstata, pulmão ou colorretal de 2004 a 2013. Destes, 258 usaram medicina alternativa. Esses indivíduos, descobriram os pesquisadores, eram mais propensos a recusar os tratamentos de câncer recomendados, como cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia e radiação.

alternative-Cancer-treatments

"O uso da medicina complementar está associado à maior recusa dos tratamentos comprovados de câncer, bem como ao aumento do risco de morte", disse o principal autor Skyler Johnson, residente em radiação oncológica na Yale School of Medicine. “Infelizmente, há muita confusão sobre o papel das terapias complementares. Embora possam ser usadas para apoiar pacientes com sintomas do tratamento do câncer, parece que elas estão sendo comercializadas ou entendidas como tratamentos eficazes contra o câncer. ”

Nos Estados Unidos, cerca de 1 em cada 3 pessoas usará a medicina alternativa, embora não esteja claro se a maioria dessas “terapias” é eficaz ou, em alguns casos, até segura.

No entanto, a forma como a medicina alternativa é frequentemente discutida pode fornecer aos pacientes com câncer uma visão não realista dessas abordagens.

"Pesquisas anteriores sobre porque os pacientes usam tratamentos complementares não médicos mostraram que a maioria dos pacientes com câncer que usam medicamentos complementares acredita que seu uso resultará em melhor sobrevida", disse o autor sênior do estudo, James Yu, MD, professor associado de radiologia terapêutica do Yale Cancer Center. "Ficamos interessados nesse tópico depois de revisarmos a literatura e descobrimos que havia pouca evidência para apoiar essa crença."

methode-2Ftimes-2Fprod-2Fweb-2Fbin-2F8198fd12-8b65-11e8-9b4b-d04c94d077dc

A medicina alternativa é frequentemente vista como uma abordagem não negativa para a terapia. Mesmo aqueles que estão cientes de que a medicina alternativa pode não ter nenhum benefício ainda acreditam que pelo menos ela também não tem efeitos negativos. Mas infelizmente, esta pesquisa mostra que pode ter a consequência não intencional em certos casos de tornar os pacientes mais confiantes em pular certos aspectos de seu tratamento convencional.

O câncer foi responsável pela morte de 8,8 milhões de pessoas em 2015 e custa à economia mundial mais de US $ 1 trilhão por ano. A Organização Mundial da Saúde acredita que 30% a 50% de todos os cânceres poderiam ser evitados.

Fonte: IFL Science



Compartilhar no Facebook