Os Melhores Desinfetantes para Vírus! Quais Ingredientes procurar?

A maioria dos produtos de limpeza doméstica, de produtos de limpeza multiusos a sabonetes, contém surfactantes, que se ligam ao óleo, germes e partículas de sujeira, suspendendo-os na água para que possam ser lavados.

Enquanto lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos pode remover 97% dos germes, os produtos de limpeza domésticos são melhores desinfetantes para superfícies.

cleaning-and-disinfecting_759

Isso ocorre porque, para que o sabão seja eficaz, ele precisa ser esfregado e transformado em espuma, enquanto os desinfetantes matam os germes por contato, diz Mary Schmidt, MD, especialista em doenças infecciosas na Virgínia.

Aqui está uma análise dos diferentes ingredientes ativos dos produtos de limpeza doméstica e o que procurar para garantir que você esteja usando um desinfetante eficaz.

Como saber se um produto de limpeza é eficaz

Os produtos de limpeza para uso doméstico usam muitos termos diferentes em seus rótulos, desde antibacteriano até sanitizante e desinfetante. Mas o que eles realmente querem dizer?

De acordo com Melissa Homer, diretora de limpeza da franquia de limpeza doméstica MaidPro, a higienização remove 99,9% dos germes e a desinfecção mata mais de 99,999%, se feita corretamente. Um produto antibacteriano significa que ele contém ingredientes que podem ajudar a matar ou retardar o crescimento de bactérias, embora tenha cuidado com isso, pois o sabão antibacteriano não é melhor do que o sabão comum.

"Se você quer matar o COVID-19, precisa de um verdadeiro desinfetante, não um sanitizante ou algo antibacteriano", diz Homer.

Embora sejam poderosos agentes destruidores de germes, os desinfetantes não podem fazer seu trabalho adequadamente se forem usados em superfícies sujas - porque sujeira e óleo consumirão o desinfetante e protegerão os germes, diz Homer. É por isso que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam limpar uma superfície com água e sabão antes de usar um desinfetante.

Ao comprar um desinfetante, procure um número de registro EPA no produto. Geralmente, eles são encontrados no painel frontal ou traseiro do rótulo do produto. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) atribui esses números a produtos que foram testados e comprovados para matar germes.

"Basicamente, para obter um registro, um fabricante deve enviar à EPA vários resultados de testes de laboratório e descrições de seus processos de fabricação, para que possam ser revisados e determinados como legítimos", diz Homer.

Os melhores desinfetantes contra vírus

6782d0d0-07c4-4100-b219-6e140350e6f2

Para impedir a propagação do coronavírus em sua casa, a EPA reuniu uma lista de produtos de limpeza que comprovadamente funcionam contra o COVID-19.

Aqui estão os ingredientes ativos mais comuns nesses desinfetantes registrados na EPA:

  • Isopropanol ou etanol (álcool) são desinfetantes eficazes quando usados em uma concentração suficientemente alta. A maioria dos produtos de limpeza que contêm álcool possui pelo menos uma solução a 70%, e os desinfetantes para as mãos devem conter pelo menos 60% de álcool para serem eficazes.

  • Compostos de amônio quaternário são amplamente utilizados como desinfetantes de superfície e podem ser encontrados em muitos produtos de limpeza domésticos, incluindo toalhetes e sprays desinfetantes. A pesquisa mostrou que os compostos de amônio quaternário matam efetivamente a maioria das bactérias, vírus e fungos.

  • Hipoclorito de sódio (água sanitária). O ingrediente ativo do alvejante é o hipoclorito de sódio, que pode matar vírus, bactérias e fungos. O alvejante pode ser usado em superfícies frequentemente tocadas, como maçanetas e bancadas, mas deve secar ao ar por pelo menos 10 minutos antes de limpar para matar efetivamente os patógenos. Como o alvejante pode irritar a pele, você deve usar luvas ao usá-lo.

  • Peróxido de hidrogênio não é tão forte quanto o alvejante, mas possui propriedades desinfetantes que matam efetivamente vírus e bactérias. Um estudo de 2018 publicado no Antimicrobial Resistance and Infection Control constatou que o peróxido de hidrogênio era mais eficaz em matar algumas formas de bactérias do que os compostos de amônio quaternário. A concentração típica de peróxido de hidrogênio a 3% encontrada nas lojas pode ser usada como desinfetante.

Pode ser difícil encontrar produtos de limpeza domésticos com esses ingredientes na loja no momento, diz Homer, e embora os desinfetantes sejam os mais eficazes na remoção de germes, também é importante manter uma boa higiene das mãos lavando-as com frequência.

"No final do dia, a limpeza completa com sabão comum é um passo forte na direção certa e remove 97% dos germes por conta própria; portanto, não se desespere se não conseguir encontrar um desinfetante", diz Homer. "Lembre-se de continuar limpando com frequência e lavando bem as mãos."

Fonte: Business Insider



Compartilhar no Facebook