OMS suspende testes de Cloroquina contra Coronavírus!

A Organização Mundial da Saúde anunciou que vai suspender os testes com a cloroquina para o tratamento de pessoas com a doença covid-19, causada pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Ghebreyesus disse que a pausa vai durar até que se saiba que o medicamento é seguro para pacientes.

is_200522_hydroxychloroquine_covid_800x450

Um estudo publicado na semana passada no jornal científico The Lancet, um dos mais respeitados do mundo, indicou que a cloroquina não tinha efeitos positivos no tratamento da covid-19 e poderia estar ligada a mais mortes do que as registradas com os tratamentos tradicionais de síndromes respiratórias agudas graves.

Mesmo antes da publicação do estudo, que envolveu 96.000 pacientes, a OMS já ressaltava que não havia evidências científicas conclusivas a respeito da eficácia do medicamento contra a covid-19. A cloroquina e a variante hidroxicloroquina podem causar problemas cardíacos, como a arritmia.

13-covid

Tedros enfatizou que os dois medicamentos, cloroquina e hidroxicloroquina, "são aceitos como geralmente seguros para uso em pacientes com doenças autoimunes ou malária".

No Brasil, os testes da cloroquina são liderados pela Fiocruz e, incialmente, eram feitos em 18 hospitais de 12 estados brasileiros. O estudo era uma colaboração de âmbito internacional para identificar a eficácia da cloroquina contra a covid-19.

Fonte: Exame.com



Compartilhar no Facebook