Óleo de lavanda encontrado em sabonetes e xampus pode fazer com que meninos e meninas desenvolvam seios antes da puberdade!

O óleo de lavanda encontrado em sabonetes, xampus, difusores e sabão em pó pode fazer com que meninos e meninas desenvolvam seios antes da puberdade, de acordo com um estudo.

Pesquisadores estudaram quatro crianças - uma com apenas três anos - que apresentavam crescimento anormal das mamas e descobriram que usavam freqüentemente produtos de lavanda.

17320164-0-image-a-7_1565881330643

Uma criança visitou o médico depois de um ano sentada perto da mesa de seu professor, onde o óleo de alfazema foi liberado por um difusor durante todo o dia. Esse óleo é amplamente conhecido por ter um efeito calmante.

Testes adicionais no laboratório sugeriram que o óleo perturba os produtos químicos no corpo, promovendo mais do hormônio feminino estrogênio e bloqueando a testosterona.

omam_gynecomasticaill-2-2ab1fab6

O óleo de lavanda é um óleo essencial derivado da planta de lavanda e é usado por milhões em produtos como cremes para a pele, comprimidos e para perfumar casas.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental (NIEHS), uma filial do governo dos EUA, escreveram o relatório. Eles analisaram os casos de quatro crianças com menos de sete anos de idade no Hospital Infantil de Nicklaus e na Clínica Infantil do CHOC, em Miami.

O autor principal, J. Tyler Ramsey, disse: “O público deve estar ciente dessas descobertas e considerar todas as evidências antes de decidir quando usar os óleos essenciais".

650x350_lavendar_oil_other

"Parece que os produtos com óleo essencial têm o potencial de causar crescimento prematuro das mamas em meninas e meninos. Portanto, talvez seja melhor deixar de usá-los em crianças".

Quando questionada, as famílias revelaram que as crianças com crescimento prematuro das mamas usavam produtos de lavanda desde a primeira infância.

Todo o tecido mamário do paciente se "dissipou" após 3 a 6 meses de remoção dos produtos de óleo de alfazema de seu ambiente.

Os pesquisadores então testaram os efeitos de oito componentes de lavanda e outros óleos essenciais em uma variedade de células humanas em uma placa de Petri. Níveis de vários hormônios, incluindo estrogênio - o principal hormônio feminino responsável pelo desenvolvimento sexual - foram medidos ao longo de um período de tempo.

Eles determinaram que certos componentes dos óleos essenciais imitam o estrogênio e bloqueiam a testosterona - chamados de efeitos "anti-androgênicos".

978-3-540-29676-8_16_Part_Fig1-3365_HTML

Ramsey disse que é importante que "os médicos estejam cientes de que os óleos de lavanda e de tea tree contêm substâncias químicas desreguladoras do sistema endócrino".

O sistema endócrino é feito de uma coleção de glândulas que produzem hormônios que regulam os processos do corpo, como crescimento e desenvolvimento, reprodução, sono e humor.

Os pesquisadores publicaram suas descobertas no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism da Endocrine Society.

Fonte: Daily Mail



Compartilhar no Facebook