O Talco Johnson’s Baby Powder é realmente perigoso?

O Johnson's Baby Powder “tem sido um marco em rituais de cuidados com bebês e rotinas de cuidados com a pele e maquiagem em todo o mundo há mais de um século”, observa o fabricante do produto, Johnson & Johnson (J & J), em seu site. Mas uma investigação recente da Reuters, juntamente com inúmeras batalhas judiciais, sugere um lado mais obscuro desse produto cotidiano.

Em 14 de dezembro, a Reuters publicou um relatório revelando que a Johnson & Johnson havia encoberto evidências sugerindo a presença de amianto em seus produtos. Isso fez com que as ações da empresa caíssem 10%, de acordo com o The New York Times.

talcum

A Reuters examinou vários documentos e memorandos, além de testemunhos e testemunhos, para concluir que entre 1971 e o início dos anos 2000, “o talco cru e os pós acabados às vezes deram positivo para pequenas quantidades de amianto, e executivos da empresa, gerentes de mina, cientistas, médicos e advogados preocuparam-se com o problema e com a forma de abordá-lo sem deixar de divulgá-lo aos reguladores ou ao público ”.

O relatório observa vários casos em que o amianto foi encontrado em produtos de talco. Por exemplo, três testes conduzidos entre 1972 e 1975 aparentemente encontraram vestígios de amianto no talco da J & J, com uma amostra contendo níveis “bastante altos”.

No entanto, enquanto essas e algumas outras amostras testaram positivo para amianto, a Reuters observa que a maioria dos relatórios da J & J não encontrou nenhum traço de amianto.

O pó de talco, o principal ingrediente do pó de bebê da Johnson, é uma forma em pó de um mineral conhecido como talco. O talco compreende principalmente magnésio, silício e oxigênio. Absorve a umidade e reduz a fricção e, portanto, é usado para manter a pele seca e evitar erupções cutâneas e atrito.

O amianto refere-se a um grupo de seis minerais de ocorrência natural, que têm uma estrutura muito fibrosa. O amianto já foi amplamente usado na construção civil, mas os produtos de amianto são proibidos principalmente devido ao risco que representam para a saúde das pessoas, particularmente aquelas que trabalham na sua extração.

A exposição prolongada ao amianto pode levar a doenças pulmonares e a certos tipos de câncer.

A conexão do amianto ao câncer levou a uma série de batalhas legais entre a Johnson & Johnson e os usuários de longo prazo de seus produtos, que dizem ter sofrido câncer como resultado direto. Em julho, a empresa foi condenada a pagar US $ 4,7 bilhões em danos a 22 mulheres que alegaram que os produtos de talco da J & J causaram o câncer de ovário. A J & J atualmente está apelando desta decisão, citando a confusão do jurado e a confiança na ciência “lixo” entre suas razões para revidar.

2018-12-14T143321Z_1_LYNXMPEEBD13G_RTROPTP_4_JOHNSON-JOHNSON-CANCER-485x323

Danos também foram concedidos a demandantes em Nova Jersey e na Califórnia, que alegaram que o mesotelioma - um tipo de câncer que afeta os revestimentos dos pulmões, que muitas vezes está ligado à exposição ao amianto - foi causado por produtos de talco da J & J.

Você deveria ficar preocupado?

Em 2009, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA encomendou testes em 34 amostras de talco, incluindo J & J Baby Powder, e não encontrou nenhuma evidência de amianto. Além disso, a American Cancer Society (ACS) observa que embora haja “alguma sugestão de possível aumento no risco de câncer de ovário… Há muito pouca evidência neste momento de que quaisquer outras formas de câncer estejam relacionadas ao uso de talco pelo consumidor”.

De acordo com a ACS, estudos sobre a ligação entre o câncer de ovário e o talco tiveram resultados mistos. Alguns não encontraram nenhuma ligação entre os dois, enquanto outros descobriram que o uso de pó de talco aumenta o risco da doença - mas apenas ligeiramente. O ACS também observa que isso só se aplica se o talco for aplicado diretamente na área genital.

Estudos relacionando o pó de talco ao câncer de ovário são limitados porque eles tendem a confiar em mulheres que relatam o talco que usaram há décadas, o que pode não ser preciso, observa o Cancer Research UK. Eles acrescentam que mais pesquisas são necessárias, mas mesmo que o talco aumente o risco de câncer, esse aumento será pequeno, e o câncer de ovário é uma doença rara.

Se você está particularmente preocupado, talvez evite aplicar regularmente talco nos órgãos genitais. Especialistas em medicina recomendam que as mulheres usem apenas sabonetes simples e sem perfume nesta área sensível.

Alguns estudos ligaram o talco ao câncer de pulmão naqueles que o utilizam, mas, ao mesmo tempo, outras pesquisas não encontraram essa conexão. Além disso, o talco na sua forma natural pode conter outros minerais, como o amianto, que prejudicam os pulmões, mas é purificado antes de ser adicionado a produtos cosméticos.

A Johnson & Johnson está convencida de que seus produtos são completamente seguros, descrevendo o artigo da Reuters como "unilateral, falso e inflamatório" em um comunicado divulgado em seu site, e descartando os resultados como uma "absurda teoria da conspiração".

Polêmico... em quem acreditar?

Fonte: IFL Science



Compartilhar no Facebook