O simples hábito de usar FIO DENTAL reduz o risco de complicações no COVID-19!

Escovar e passar fio dental após cada refeição é um hábito difícil de desenvolver em crianças e que é alegremente esquecido por muitos adultos. Mas não são apenas as doenças gengivais que podem afetar aqueles que ignoram os conselhos do dentista: pesquisas recentes relacionaram as doenças gengivais a muitas outras doenças, como diabetes e doenças cardiovasculares, bem como aumentos na mortalidade por COVID-19.

A má higiene oral pode levar à gengivite, uma doença gengival que, se ignorada, pode se tornar a periodontite mais grave. Este último foi encontrado em um estudo da European Federation of Periodontology para afetar metade de todos os adultos britânicos, e pelo CDC para afetar aproximadamente a mesma quantidade de adultos americanos.

dental-resource-1065

O Journal of Clinical Periodontology descobriu que pessoas com COVID-19 e doença gengival tinham uma chance 900% maior de morrer do vírus, além de terem 350% mais chances de serem hospitalizadas.

Embora os dois fenômenos pareçam completamente não relacionados, a correlação é simplesmente o resultado da inflamação crônica, estimulada por gengivas doentes, exacerbando a resposta inflamatória gerada pelo SARS-CoV-2.

A causa é simplesmente a função que diferentes agentes imunológicos exercem em nosso corpo. Um dos principais indutores de morte em pacientes com COVID-19 é a muito discutida "tempestade de citocinas" que se refere a citocinas inflamatórias, um tipo de célula imunológica, que atinge nossos próprios tecidos com tal fúria que eles não podem sobreviver.

Felizmente, a escovação regular e o uso do fio dental, que em termos de hábitos saudáveis é muito mais fácil de fazer do que cortar o açúcar da dieta ou gastar 150 minutos por semana em exercícios intensos, muitas vezes é tudo o que é necessário para prevenir doenças gengivais.

Além disso, a periodontite é completamente reversível por meio de boas práticas de higiene oral, como escovação, uso do fio dental e enxaguatório bucal.

A janela do seu corpo

“O estudo da Covid é outro indicador do fato de que você precisa ter uma boca saudável para sua saúde geral”, disse Nicola West, secretário-geral da Federação Européia de Periodontologia, ao Times de Londres.

“A boca é uma janela do corpo. As bactérias na boca chegam à corrente sanguínea, onde podem prejudicar o resto do corpo. Isso explica por que doenças gengivais têm sido associadas a diabetes, doenças cardiovasculares e demência.”

e8f835484b99b8b99e70bfadea038b1d_XL

Sim, você de fato leu demência. Um estudo conduzido por West descobriu que bactérias prevalentes em pacientes com periodontite também estavam presentes no cérebro de pacientes que morreram de doença de Alzheimer. Isso ocorre porque, escreve West, as bactérias das gengivas podem cruzar a barreira hematoencefálica, especialmente mais tarde na vida, quando nosso sistema imunológico está mais fraco e nosso risco de doenças gengivais aumenta.

Resumindo, nunca houve um momento melhor para começar a melhorar sua rotina de higiene oral. Afinal, um belo sorriso aparentemente reflete uma bela saúde!

Fonte: Good News Network



Compartilhar no Facebook