O Segredo Anticâncer do Mamão!

É incrível como a natureza parece ainda ter muitos segredos ocultos para nossa saúde. Frutas e plantas que consumimos todos os dias podem ter a chave para o tratamento de doenças que matam milhões de pessoas todos os dias! Um exemplo é uma descoberta feita sobre o mamão.

As medicinas tradicionais antigas sempre usaram extratos de folhas de várias plantas para o tratamento de doenças. As folhas do mamão são uma delas. O que ocorre é que pesquisas modernas têm confirmado alguns benefícios que os antigos já suspeitavam!

96a64b2854c3ade575fe4e7c803f4616

Uma pesquisa realizada em conjunto pelas universidades da Flórida, nos Estados Unidos, e de Tóquio, no Japão, analisou o poder do extrato da folha de mamão contra vários tipos de câncer. No estudo, 10 tipos de células tumorais foram colocadas em contato com esse extrato durante 24 horas.

Em absolutamente todas elas o extrato diminuiu o crescimento tumoral. Os pesquisadores acreditam que ele ativou certos mecanismos que induziram a morte das células cancerígenas. E o melhor: células normais não foram afetadas, o que demonstra a possibilidade futura de um tratamento que além de mais natural, é menos agressivo.

Outros benefícios do mamão

Não é nenhuma novidade que o mamão pode trazer benefícios para a saúde. A papaína, enzima encontrada tanto nas folhas quanto na fruta, é apontada como benéfica para a digestão, a recuperação muscular e redução de inflamação. Também é importante destacar os bons níveis de vitamina C presentes no mamão, fazendo-o um aliado na luta contra gripes e resfriados. Além disso, ele possui:

  • Luteína e zeaxantina: antioxidantes poderosos que auxiliam na saúde da sua visão;
  • Licopeno: poderoso antioxidante que ajuda na manutenção da saúde cardiovascular e prevenção de certos tipos de câncer, como o de pele e de próstata.

Uma única ressalva em seu consumo é que você evite os excessos, por causa da quantidade de frutose. Um mamão médio pode conter até 18g de açúcar, portanto, é importante consumir de forma correta!

tratamento-contra-a-dengue-folha-de-mamao-papaia37-thumb-570

A melhor dica é usá-lo em smoothies verdes, ou seja, sucos nos quais a fruta recebe o acréscimo de vegetais folhosos. Dessa forma, aumenta-se o nível de fibras, minimizando o impacto da glicose e ganhando em saúde.

Referências bibliográficas:

University of Florida. “Papaya extract thwarts growth of cancer cells in lab tests.” ScienceDaily. ScienceDaily, 10 March 2010.

Fonte: Dr. Rondó



Compartilhar no Facebook