O jeito como você dorme pode afetar a circulação e o aparecimento de rugas!

Dormir é essencial para a saúde e, caso a prática seja negligenciada, proporciona graves consequências para o corpo humano. Mas você sabia que a posição de dormir também pode influenciar na saúde? As consequências de uma posição não muito indicada vão desde a pressão aplicada nas costas até o aumento de rugas faciais.

É possível dormir em diversas posições e todas têm seus impactos. Agrupamos abaixo as 3 posições de dormir mais comuns com seus prós, contras e uma dica ou outra para melhorar sua eficácia.

Dormir de bruços

w

Considerada uma das posições de dormir menos indicadas para o corpo, pois pode estressar o pescoço (que fica inclinado para garantir a respiração), causar dor, formigamento e dormência. Isso se dá porque essa posição de dormir não é neutra para as costas e coloca pressão nas juntas e músculos, o que irrita os nervos.

Sem contar que dormir de bruços também encoraja o desenvolvimento de rugas faciais. Isso acontece porque o rosto tem contato constante e demorado com o travesseiro ou colchão.

Pode ser difícil mudar a sua posição de dormir, mas uma boa dica para quem dorme de bruços e não quer acordar com dor nas costas é colocar um travesseiro fino abaixo de seus quadris para acomodar a curvatura natural de sua espinha. Caso deseje treinar uma outra posição, coloque um travesseiro em frente ao torso para acostumar seu corpo a dormir de lado.

O lado bom dessa posição de dormir é que ela diminui a intensidade dos roncos, por manter as vias aéreas superiores livres.

Dormir de lado

38c7166d7958ea0bc51796e82ecd3b27

É a posição considerada por especialistas como o meio termo. Ela permite manter a coluna alinhada, facilita a circulação e é indicada para aqueles que sofrem de doença de refluxo gastroesofágico.

É ótima também para gestantes, porque estimula a circulação de sangue - e dormir de barriga para cima pressiona a lombar e pode levar ao desmaio.

No caso de quem tem refluxo, um estudo publicado pelo The Journal of Clinical Gastroenterology mostrou que o melhor é dormir virado para o lado esquerdo. Segundo a pesquisa, dormir para o lado direito pode causar um aumento do nível de ácido no estômago, o que intensifica os sintomas da doença.

O lado ruim envolve a dormência causada no braço, as temidas rugas faciais e até flacidez nos seios, que têm os ligamentos esticados devido à posição.

Para manter seu pescoço em uma posição neutra, tente usar um travesseiro grosso.

Dormir com a barriga para cima

barriga-cima

É uma das posições de dormir mais indicadas. Essa posição permite que a espinha se apoie no colchão, aliviando costas, órgãos e membros. Essa também é outra posição indicada para quem sofre com o refluxo gastroesofágico.

É a posição mais indicada para aqueles preocupados com suas rugas faciais e a firmeza dos seios.

O único contra dessa posição é o incentivo ao ronco e à apneia do sono; na verdade, muitos estudos associam a existência da apneia do sono com dormir de barriga para cima.

Melhor posição para dormir?

É importante salientar que uma posição de dormir saudável não quer dizer uma boa noite de sono. Caso você não experiencie qualquer um dos males acima (dor nas costas, refluxo e apneia do sono), escolha a opção que melhor se adapte às suas preferências.

Fonte: ECycle



Compartilhar no Facebook