O Eclipse Lunar está afetando o seu Humor, o seu Sono e o seu Apetite? Os médicos dizem que pode ser - mesmo que você não consiga ver a Lua Vermelha de hoje à noite!

O eclipse lunar desta noite será o mais longo do século e, mesmo quem não possa vê-lo, ainda poderá sentir isso. Os cientistas têm mostrado repetidas vezes que a fase do ciclo lunar em uma determinada noite afeta o quanto dormimos, que tipo de sono temos e nosso humor no dia seguinte. Por que exatamente isso acontece, ainda é um mistério para os especialistas como é para todos nós.

Mas a história e a pesquisa confirmam: a lua pode mexer com seu sono, humor e apetite hoje a noite, e um expert do sono diz o porquê.

bloodmoon_2018

A palavra "lunar" tem um primo próximo (além de todas as coisas relacionadas à lua) na língua inglesa: loucura. Nos tempos gregos e romanos, um "louco", alguém agindo estranhamente ou como se fosse louco, era literalmente considerado sob a influência da lua.

Agora, sabemos que esse não é o caso, mas até a NASA dedica uma (pequena) página aos efeitos dos eclipses em humanos. Não há evidências de que os eclipses tenham algum efeito físico em humanos. No entanto, os eclipses sempre foram capazes de produzir efeitos psicológicos profundos”, diz ele.

Na maior parte, essas ondas de histeria eclípticas não são culpa da própria lua, mas de crenças muito pouco científicas de que um eclipse sinalizava a morte (que muitos ainda mantêm). Os possíveis efeitos da lua em nossas vidas que a pesquisa sugeriu são muito mais sutis.

Em geral, os cientistas observaram mudanças em nossos padrões de sono que coincidem com as fases da lua. Por exemplo: "Durante a lua cheia, vemos que o tempo total de sono cai de 15 a 30 minutos, em média", disse Matthew Walker, cientista do sono da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

"Isto é, em parte, porque leva mais pessoas a adormecer."

Alterações nos nossos níveis de um hormônio chamado melatonina podem ser parcialmente responsáveis por esse fenômeno. "Melatonina ajuda o início saudável e a qualidade do sono", explicou o Dr. Walker.

img_0177

"A lua cheia, potencialmente por causa de sua influência iluminadora, atrapalha a liberação da melatonina, que geralmente é desencadeada pela escuridão noturna."

Em 2013, cientistas suíços publicaram algumas evidências de que a Lua pode de fato influenciar nosso sono.

O estudo deles realmente baseou-se nos dados do laboratório de sono para um objetivo totalmente diferente entre 2000 e 2003. Nas noites em que a lua estava cheia, as pessoas levavam 5 minutos a mais para adormecer e dormiam 20 minutos a menos.

"Também é fascinante que a qualidade elétrica do seu sono profundo, chamado de atividade de ondas lentas NREM, diminua em quase 30% durante a lua cheia, em relação a uma lua nova, quando não há lua visível no céu", disse o Dr. Walker.

Por sua vez, sono de baixa qualidade pode nos deixar com fome porque nossos níveis de leptina e grelina, hormônios que nos dizem quando precisamos comer e quando estamos satisfeitos.

acordar-durante-a-noite-para-comer-esta-associado-ao-baixo-nivel-de-serotonina

Da mesma forma, "a privação do sono tem um impacto marcante no humor, então se sentir cansado, ter suas emoções um pouco mais flutuantes seria muito compreensível", disse o Dr. Walker.

Uma lua nova nos dá a noite mais escura, uma lua cheia nos dá a noite mais brilhante e um eclipse lunar total, como hoje à noite, nos dá a luz mais avermelhada.

Fonte: Daily Mail



Compartilhar no Facebook