Nova Pílula promete deixar você escolher quando quer menstruar! Será que é assim mesmo?

Um novo anticoncepcional que acaba de ser lançado promete deixar que a usuária escolha se deseja ou não menstruar e o dia em que quer que o período venha. A novidade foi criada em cima do pressuposto de que muitas mulheres se incomodam com o sangramento mensal e que precisam, muitas vezes, adiar planos por conta dele.

87823_1024

A nova pílula que permite controlar o dia da menstruação seria, portanto, uma alternativa a essas usuárias, com a vantagem de não gerar malefícios para a saúde. Entenda exatamente como funciona o método:

Ciclo flexível: como funciona?

Yaz Flex é uma variação do famoso anticoncepcional Yaz, mas com o diferencial de permitir que haja certo controle sobre o dia da menstruação.

Da farmacêutica Bayer, a pílula cria um ciclo flexível composto por duas fases:

  • Primeira fase: tomada obrigatória

    Na etapa inicial, a mulher deve ingerir a pílula durante 24 dias seguidos, período necessário para que ocorram mudanças hormonais que impeçam a ovulação e, consequentemente, a gravidez.

  • Segunda fase: flexibilidade e pausa

    A segunda fase é marcada pelo poder de escolha. Nela, a mulher pode escolher o dia em que irá menstruar (ou mesmo se deseja ficar sem menstruar) pelos 120 dias seguintes.

Por exemplo: se a usuária quiser ficar 2 meses sem a menstruação, é só tomar uma drágea da cartela diariamente durante 60 dias e parar para que ocorra o sangramento. A pausa é de quatro dias e pode ser feita a partir do 25º dia do início da cartela.

ciclo-flexivel-grafico

Após o período de 120 dias, é recomendado que se faça uma pausa para que a menstruação desça, caso contrário, pode haver escapes.

É igual emendar uma cartela na outra?

Apesar da parecer inovador, o ciclo flexível nada mais é que a velha "técnica", já praticada por muitas mulheres, de tomar as pílulas continuamente e não dar a pausa para o sangramento.

Os ginecologistas e obstetras José Bento e Christiane Curci Régis afirmam que emendar cartelas do anticoncepcional não faz mal.

"Quando inventaram a pílula, tiveram de bolar uma maneira de manter o efeito contraceptivo mas não chocar a parte cristã da comunidade. Então, resolveram fazer um sistema ritmado para que pessoas não achassem que era muito artificial, assim, criaram a pausa para que ocorra o sangramento", explica o médico.

Pode haver escape

2efa4925696574bd9db31bdbef6709cd

O regime permite o planejamento da menstruação durante a fase flexível, entre o 25° e 120° dia, mas há chance de ocorrer pequenos sangramentos, já que o endométrio - tecido que reveste o útero - pode se fragmentar espontaneamente, o que não prejudica a saúde.

"Por isso, se houver escape na fase flexível, o ideal é que seja feita a pausa para descamar o endométrio e recomeçar um novo ciclo", explica o ginecologista César Fernandes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Integração com aplicativo

download--3-

O anticoncepcional que permite controlar a menstruação ainda conta com um aplicativo oficial que auxilia na tomada da pílula, indicando o horário correto e o que fazer em caso de esquecimento. Chamado de Yaz Flex, ele é gratuito e está disponível no Google Play e na App Store.

Ficar sem menstruar tem benefícios?

Mulheres que sofrem com doenças relacionadas ao ciclo hormonal feminino, como endometriose e adenomiose, ou sintomas de tensão pré-menstrual, como cólica, inchaço, acne e estresse, podem se beneficiar da pílula Yaz Flex.

A explicação, segundo o ginecologista José Bento, é que as variações e altas dos níveis de estrogênio pioram essas condições, já a pílula as estabilizaria.

Efeitos colaterais

De acordo com a bula do Yaz Flex, as usuárias podem sentir efeitos colaterais como dor nas mamas, enjoo, dor de cabeça, diminuição da libido, fadiga e aumento do peso.

Estes sintomas costumam passar após os meses iniciais de adaptação, mas em alguns casos podem permanecer, sendo indicado voltar ao ginecologista para analisar a possibilidade de trocar o tipo de pílula ou recorrer a algum método sem hormônio.

Tem risco de trombose?

17-01_statia_59_2

Todos os contraceptivos com estrogênio elevam o risco de trombose, doença caracterizada pela formação de coágulos e trombos nos vasos sanguíneos que podem causar quadros graves, como embolia pulmonar e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Felizmente, o aumento do risco é baixo e pouco relevante para a maior parte das mulheres, mas aquelas que já possuem fatores de risco para trombose devem conversar com um médico sobre a possibilidade de adotar outros métodos.

Esse grupo de risco inclui as que fazem uso de cigarro ou têm obesidade, hipertensão, diabetes, predisposição ou histórico de doenças tromboembólicas, doenças de válvulas cardíacas ou que tenham passado por grandes cirurgias.

Como Yaz Flex age no corpo?

a3d

O Yaz Flex contém os mesmos hormônios, na mesma quantidade, que o Yaz tradicional: 3 mg de drospirenona, um tipo de progesterona sintética, e 0,02 mg de etinilestradiol, derivado do estrogênio.

Assim como outros tipos de anticoncepcional, ele previne a gestação por meio da inibição da ovulação e da alteração do muco cervical - substância que tem a função de facilitar o caminho dos espermatozoides até o óvulo.

Eficácia na prevenção de gestação

A eficácia do anticoncepcional que permite escolher dia da menstruação é igual à da versão tradicional: ele evita a gravidez em 99% dos casos.

Para isso, é necessário que o medicamento seja tomado da forma adequada e não misturado com outro composto que corte o efeito do anticoncepcional, como anticonvulsivantes e algumas ervas.

Preço

Segundo a Bayer, a cartela com 30 drágeas do medicamento está à venda em média por R$ 70*.

Há programas de descontos para compras acima de 3 cartelas que garantem pouco menos de 50% de economia.

*Valor referente a novembro de 2017.

Fonte: Vix



Compartilhar no Facebook