Notícia Viral afirma que estamos prestes a Curar o Câncer. Aqui está a verdade!

Uma empresa de biotecnologia israelense afirmou recentemente que eles terão a cura para o câncer daqui a 1 ano. Várias agências de notícias escreveram sobre a história, espalhando entusiasmo, mas há um problema crucial. Não há evidências para fundamentar as reivindicações.

Os pesquisadores, de uma empresa chamada Accelerated Evolution Biotechnologies, foram originalmente entrevistados pelo The Jerusalem Post, e fizeram algumas declarações bastante ousadas. A história foi então publicada pelo New York Post, que não conseguiu fazer algumas perguntas vitais.

cancer-scientists

"Acreditamos que ofereceremos em 1 ano uma cura completa para o câncer", disseram os pesquisadores. "Nossa cura para o câncer será eficaz desde o primeiro dia, o tratamento terá a duração de algumas semanas, com efeitos colaterais mínimos, a um custo muito menor do que a maioria dos outros tratamentos no mercado".

A ideia por trás da pesquisa é certamente interessante - ela aparentemente usa vários peptídeos em combinação com uma toxina para impedir o bom funcionamento das células cancerígenas. Os pesquisadores dizem que a abordagem pode ter como alvo múltiplos receptores de câncer ao mesmo tempo. No entanto, eles não revelam muitos detalhes, e mesmo que a ciência básica pareça plausível, há um problema gritante com as afirmações dos pesquisadores.

Primeiro, eles parecem sugerir que o câncer é apenas uma doença que requer uma única cura abrangente. Isso não é verdade. O câncer é na verdade um termo genérico que se refere a mais de 200 doenças. Diferentes tipos requerem tratamentos diferentes e o sucesso pode variar de paciente para paciente.

"Uma única cura 'mágica' para o câncer é extraordinariamente improvável", escreveu o pesquisador de câncer David Grimes no Twitter. “Seria como esperar os mesmos métodos que consertam a máquina de lavar louça para que seu carro funcione. É também por isso que temos muitas modalidades de tratamento para o câncer, da radiação à imunoterapia”

cancer

Outro grande problema com o que os pesquisadores dizem é que eles só realizaram experimentos com camundongos. Isso significa que eles estão muito longe de usar sua abordagem para tratar pessoas. Eles precisam passar por uma série de testes clínicos em humanos para testar a segurança e a eficácia de seu tratamento.

"Os testes clínicos demoram anos para serem concluídos e ainda nem começaram", disse o professor Henning Walczak, chefe do Departamento de Biologia do Câncer do Instituto de Câncer da University College London, à IFLScience. "Na verdade, eles ainda estão no estágio pré-clínico - fazendo 'primeiros experimentos exploratórios com camundongos' como eles mesmos afirmam. O que isto significa é que eles provavelmente ainda estão a alguns anos de começar testes clínicos, já que não há menção se eles já trabalharam no processo de produção de seu chamado medicamento".

Portanto, as alegações de que o medicamento estará pronto dentro de um ano e que causa “efeitos colaterais mínimos” são totalmente falsas. Além disso, a pesquisa atual não parece ter sido publicada por uma revista científica, o que significa que não passou pelo processo crucial de revisão por pares.

"Parece não haver nenhuma base científica para sua reivindicação de cura para o câncer, quanto mais dentro de um ano", disse Walczak. "Nenhum pesquisador de câncer sério faria afirmações ousadas como aquelas feitas por essas pessoas sem fornecer nenhum dado confiável para apoiá-las".

"Eles estão jogando com as esperanças de milhões de pacientes com câncer com base em - o que parece para mim - quase nada em termos de dados confiáveis. Na minha opinião, isso é simplesmente terrível."

Enquanto cientistas de todo o mundo estão trabalhando incansavelmente para encontrar maneiras novas e eficazes de combater o câncer, com níveis variados de sucesso, é muito importante lembrar que curar o câncer é uma jornada muito complexa e demorada.

É incrivelmente improvável que exista uma única cura, e qualquer novo tratamento certamente levará mais de um ano para ser aperfeiçoado. E isso joga "um balde de água fria" em milhares de pessoas que acreditaram nessa cura!

Fonte: IFL Science



Compartilhar no Facebook