Nariz entupido? Conheça as Maneiras Naturais de respirar melhor no Inverno!

Quando a temperatura começa a cair você é daqueles que corre para a farmácia e faz estoque de descongestionante nasal? Na próxima onda de frio, pense duas vezes antes de recorrer a esses remédios de gotinhas. “Eles podem ser um veneno!” diz a Dra. Cláudia Eckley, otorrinolaringologista do Fleury Medicina e Saúde.

“Esses remédios fazem os vasos sanguíneos do nariz se contraírem e o fluxo de ar voltar ao normal. O problema é que essa droga cai na corrente sanguínea e pode contrair os vasos sanguíneos do coração e cérebro, aumentando o risco de arritmias e derrames em pessoas de risco.”

nariz_rem

Eles têm mais um risco que você já deve ter ouvido: viciam! “Os vasos dilatam durante um tempo determinado, depois voltam com o dobro da dilatação, o nariz fica ainda mais entupido, então, a pessoa dobra a dose, e na volta, a sensação de entupimento é ainda pior. É um ciclo interminável e perigoso”, alerta a média. Usar sem recomendação médica, portanto, é uma má idéia.

“Hoje já existem tratamentos eficazes para evitar que esse tipo de inflamação e o entupimento do nariz aconteçam e, caso precise recorrer aos remédios de gotinhas, o máximo seguro são 3 dias”.

Então, o que fazer para respirar sem o auxílio desses remédios? A médica dá algumas dicas.

Soro fisiológico, seu maior aliado

0a9fb8f0-ad41-11e9-beff-4b0a43a67b30

Você já se perguntou (ou melhor ainda, já perguntou para seu médico, por que seu nariz entope?). Isso acontece porque a mucosa do nariz se inflama por alguns motivos: frio, mudanças bruscas de temperatura, poluição, baixa umidade do ar, poeira. “Todos fatores bem comuns no inverno e que causam rinite, a tal inflamação da mucosa, que aumenta e deixam o muco mais espesso, bloqueando a passagem do ar. Se esse muco não for expectorado, pode causar infecções, como sinusite”, explica.

Por isso, o ideal para evitar o entupimento é LAVAR o nariz. Mas existe um jeito certo de fazer isso:

1. Lave o nariz com soro fisiológico de 2 a 3 vezes ao dia. Ele tem a proporção exata de água e sal para o nosso organismo;

2. Faça a lavagem com uma seringa. Bloqueie uma das narinas e jogue o soro na outra com a cabeça inclinada para a frente, assim, o soro entra e sai pela mesma narina (não coloque o soro com a cabeça inclinada para trás, pois isso faz com que a sujeira vá para a garganta)

3. Use soro fisiológico morno, na mesma temperatura do corpo, 36 graus.

Nariz de yogue

images--51-

É bastante comum entre os praticantes de yoga a prática do Jala Neti, a lavagem nasal feita com água e sal utilizando o lôta, uma espécie de pequeno bule que permite que a água entre por uma narina e saia pela outra. “A lavagem nasal com o lôta pode ser muito benéfica, mas apenas quando o nariz está saudável”, explica Cláudia. “E é melhor usar o soro morno do que a mistura de água com sal, pois ao fazer a mistura caseira existe a chance de errar as proporções”.

Pomada no peito para respirar melhor?

03-11-e1475619908324-600x300

Sua mãe já esfregou pomada no seu peito e costas jurando que você ia respirar melhor? Podemos dizer que ela não estava nem certa, nem errada. “As substância aromáticas dessas pomadas, geralmente cânfora, óleo de eucalipto e mentol, são capazes de desentupir momentaneamente, mas é um efeito passageiro, não um tratamento. E, como todo medicamento, não é indicado usar indiscriminadamente”.

Melhore os ambientes onde passa mais tempo

42316-x-dicas-caseiras-para-umidificar-o-ar-no-seu-quarto

Outro truque para evitar que seu nariz fique congestionado é usar o umidificador de ambiente nos locais onde passa a maior parte do seu dia (geralmente quarto e trabalho). O umidificador ameniza alguns dos principais agentes que causam a inflamação da mucosa, como tempo seco e poluição. Além disso, deixe o sol entrar, coloque roupas e roupas de cama para lavar e secar ao sol antes que a onda de frio chegue. Assim, você evita que as alergias cheguem.

E siga os conselhos da sua avó: evite as mudanças de temperatura bruscas, tomar muito líquido para se manter hidratado e se alimente bem. A imunidade baixa no inverno faz tudo ficar pior!!!

Fonte: Yahoo Vida e Estilo



Compartilhar no Facebook