Mulher toca Violino durante Cirurgia de retirada de Tumor no Cérebro!

Uma paciente no hospital King’s College, em Londres, tocou violino enquanto cirurgiões faziam uma remoção de tumor do seu cérebro – parece uma cena de Grey’s Anatomy, não é mesmo?

A equipe médica pediu para Dagmar Turner, de 53 anos, tocar violino para ter certeza de que uma parte do cérebro dela – a responsável por movimentos das mãos e coordenação motora – continuassem funcionando durante o procedimento.

brain-tumor-85

Ela foi diagnosticada em 2013, depois de ter sofrido uma convulsão, ironicamente ou não, enquanto tocava violino, em uma sinfonia. Ao ser levada ao hospital, descobriu que tinha um tumor localizado em um lóbulo na parte direita frontal do seu cérebro, o que afetaria a sua mão esquerda, a qual segura o violino.

Em entrevista para o The Independent, a musicista, que toca na orquestra Isle of Wight, disse que sua primeira preocupação quando soube da necessidade de uma cirurgia, foi se ela perderia a habilidade de tocar o instrumento – e isso inspirou o plano do neurocirurgião Keyoumars Ashkan, a operar Dagmar enquanto ela mostrava as partes do seu cérebro que são mais importantes para fazer música.

Para se preparar para a cirurgia, a equipe médica que atendeu a violinista passou duas horas mapeando cuidadosamente o cérebro dela para identificar áreas que ficavam ativas quando ela tocava violino. Os cirurgiões fizeram uma craniotomia para abrir seu crânio, antes de acordá-la da anestesia.

Confira este vídeo, mostrando detalhes da cirurgia:

Fonte: Hypeness



Compartilhar no Facebook