Mulher "morre de uma forma rara de demência" décadas depois de pegá-lo de seu próprio bebê, enquanto estava grávida!

Uma mulher morreu de uma forma rara de demência décadas depois que se acredita que ela pegou a doença de seu próprio bebê durante a gravidez.

Seu marido morreu de doença de Creutzfeldt-Jakob há duas décadas - mas seus próprios genes mostraram-se anteriormente livres da mutação responsável.

No entanto, a mulher não identificada, da Dinamarca, morreu da mesma doença incapacitante que seu falecido marido em seus setenta anos.

Seu filho, cuja identidade também foi retida, mas é conhecida por ter 53 anos e ser pai, agora está "mostrando sintomas" da doença de Creutzfeldt-Jakob.

Os médicos agora acreditam que o filho herdou o gene mutante responsável pela doença de seu pai, antes de devolvê-lo à mãe enquanto estava no útero.

6651342-0-image-a-15_1543238335635

Pensa-se que as células do feto que continham as proteínas tóxicas atravessaram a placenta até à corrente sanguínea, antes de se alojarem no seu cérebro.

A condição fatal causa danos cerebrais irreversíveis, desencadeados por proteínas anormais conhecidas como prions, que gradualmente destroem as células cerebrais.

O caso raro foi descoberto por uma equipe de médicos do Danish Reference Centre for Prion Diseases, no Hospital Universitário de Copenhagen. A mulher foi diagnosticada com doença de Creutzfeldt-Jakob antes do distúrbio estar ligado ao seu falecido marido ou filho.

Ausrine Areskeviciute, uma das médicas que acompanhou no caso, disse ao The Times que é uma "história muito triste". Ela disse: 'Nós já sabemos que quando uma mulher está grávida, as células do bebê viajam através da placenta e viajam ao redor de seu corpo, alojando-se em vários órgãos. No entanto, neste caso, o feto carregou a mutação para as proteínas mal dobradas, e suas células também podem ter tido proteínas mal dobradas quando entraram no corpo da mãe." Ms Areskeviciute acrescentou isso pode ter desencadeado o processo que levou à sua morte anos depois.

O caso da doença de Creutzfeldt-Jakob , que é considerado um tipo de demência, foi publicado no Journal of Neuropathology & Experimental Neurology.

A doença de Creutzfeldt-Jakob, que tem quatro tipos principais, é uma doença priônica, que deriva seu nome de "proteína" e "infecciosa". É definida por proteínas no sistema nervoso que assumem uma forma incomum, que então se espalham em um efeito de dominó para causar lesões no cérebro.

download--24-

Cerca de 85% dos casos ocorrem aleatoriamente, enquanto 10-15% são herdados. Em menos de 1% das ocorrências, essa doença é adquirida.

A doença da vaca louca é também uma condição de prion, que ocorre quando uma pessoa come carne de gado afetado por uma doença semelhante.

Pesquisas divulgadas no início deste ano sugeriram que doenças causadas por prions podem se espalhar durante as operações através de equipamentos cirúrgicos mal limpos.

Fonte: Daily Mail



Compartilhar no Facebook